Drogaria Goerck, de Mato Leitão, comemora 35 anos

-

Na segunda-feira, 1º, a Drogaria Goerck completou 35 anos de história. A empresa familiar foi fundada em 1986 por Alceu Goerck (já falecido). De acordo com a esposa dele, Carmen Goerck, e a filha Greice Catrine Goerck, a ideia surgiu durante uma negociação com João Reis, conhecido como Chico, que tinha uma empresa do ramo no interior de Venâncio Aires, onde hoje é Mato Leitão. A conversa ocorreu na edição da Festa de São Sebastião Mártir daquele ano.

Como já tinha o sonho de ter a própria empresa, após ter trabalhado por muitos anos na Farmácia Leuckert, e atraído pela possibilidade de crescimento do distrito de Venâncio Aires, que mais tarde foi emancipado, Alceu aproveitou a oportunidade para fundar a Farmácia Goerck. “No início, a farmácia estava instalada no anexo da empresa Finomate e o atendimento era prestado somente pelo proprietário”, recorda Carmen.

A reposição de mercadorias também era uma dificuldade, porque os pedidos eram feitos por telefone e somente uma distribuidora os entregava três vezes por semana. Nas demais, os pedidos eram mensais ou quinzenais, o que exigia muita organização e planejamento. Essa é uma das diferenças com os dias atuais, nos quais os pedidos são entregues na manhã seguinte. “Ao longo da trajetória da empresa, as dificuldades foram superadas com muito trabalho, dedicação, fé e união. Creditamos nosso sucesso à equipe qualificada que temos”, destaca Carmen.

Ela e Greice ainda relatam que a farmácia mantém até hoje a filosofia de prezar pelo bem-estar dos clientes e para que ele saia da farmácia com a situação resolvida. “Para ser um profissional e um estabelecimento completo é preciso ser humano, prezar pela empatia e pelo respeito. Nós conhecemos e acompanhamos o cliente. Nossa empresa é muito mais do que um comércio. O lado econômico é importante, mas não é tudo”, ressalta Greice. “Isso faz parte da nossa história, é um compromisso com o nosso nome”, acrescenta Carmen.

“Somos uma empresa que tem responsabilidade com a saúde de nossa gente. Desta forma, mantemos atendimento diferenciado e qualificado, sempre prezando pelo bem-estar de nossos clientes, cultivando sua confiança há mais de três décadas. Temos imensa gratidão a todos que nos acolheram, contribuindo com nosso sucesso. Fomos adotados e adotamos Mato Leitão para viver, crescer e prosperar.”

CARMEN GOERCK – Farmacêutica da Drogaria Goerck

Comunidade

Historicamente, a Drogaria Goerck sempre prestou outros serviços à comunidade, por meio dos proprietários que se envolveram em várias diretorias, retribuindo, com trabalho voluntário e comunitário, toda a acolhida recebida. Desde 1989, a empresa também passou a ser ponto de cobrança de água e, em 2004, a contar com um terminal da Caixa Econômica Federal.

Histórico

  • Em 1988, a empresa foi transferida para o atual prédio, defronte à Igreja Matriz Santa Inês, no Centro.
  • Entre os fatos marcantes da história, Carmen Goerck lembra, na década de 80, da luta pela permanência da Calçados Dilly, única empresa com muitos funcionários, que passou a operar em prédio próprio – endereço onde hoje é a Calcados Beira Rio. Além disso, na mesma década, houve a abertura do primeiro posto de saúde no então distrito de Venâncio Aires, o que contribuiu com o movimento na farmácia.
  • A partir disso, iniciou uma grande aposta na emancipação. Toda família Goerck foi grande apoiadora desse processo, auxiliando nas campanhas de arrecadação de recursos junto às empresas locais para financiar os custos do processo.
  • Em, 1998, com o falecimento precoce do fundador Alceu Goerck, a empresa teve que se reinventar. Na época, mudou a gerência para familiares próximos e a funcionária Clair Sell Konrad e família, porque os herdeiros diretos eram menores de idade e estudantes e a esposa Carmen Goerck acumulava outras funções públicas.
  • Em 2007, a empresa passou a ser gerenciada pela filha de Alceu e de Carmen, a farmacêutica Greice Catrine Goerck, recém-formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Com isso, iniciou uma nova fase com a informatização dos pedidos e das vendas. Em 2009, a Drogaria Goerck também aderiu ao programa Farmácia Popular. Hoje, a empresa tem quatro funcionárias, além de duas farmacêuticas. O atendimento ocorre das 7h30min às 19h30min.
Registro da década de 90, após a primeira reforma na sede atual. Fundador da farmácia, Alceu Goerck (já falecido), com as funcionárias Ângela Hister e Clair Konrad (Foto: Arquivo pessoal)


Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido