Os municípios de Vale Verde e Passo do Sobrado retomam na próxima segunda-feira, 22, as atividades presenciais nas escolas municipais. Enquanto Vale Verde volta com a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, Passo do Sobrado retorna apenas com as aulas das crianças de 0 a 6 anos na próxima semana.
Embora o cronograma e formato foram organizados de acordo com os protocolos Covid, ambos os prefeitos revelam apreensão com a retomada e classificam o momento como um grande desafio. “O maior desafio nesTe início de ano, com certeza, é a volta das aulas. Todos já tinham um ponto de vista, que já pode ter mudado, porque a pandemia não acabou e sinceramente não sabemos como vai ser”, destacou Carlos Gustavo Schuch, de Vale Verde.
A opinião do prefeito Edgar Thiesen, de Passo do Sobrado, vai ao encontro da do colega. “Preocupa muito. Claro que as escolas estarão equipadas com todos os itens de higiene e segurança, mas seguimos no meio da pandemia.”
Vale Verde
Em Vale Verde, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Santa Izabel voltará com tempo integral para cerca de 80 crianças e sem alternância nas semanas para aqueles pais que comprovarem que trabalham fora. “Na Emei já são turmas pequenas e temos condições de obedecer todas as normas necessárias”, mencionou o prefeito.
Já as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) também voltam dia 22, mas com ensino híbrido. Ou seja, será o mesmo formato adotado em Venâncio Aires, com as turmas divididas e cada grupo frequentando a escola durante uma semana.
Ao todo, são cerca de 260 estudantes nas Emefs Professora Odette Pedreira de Mello (Centro), Nero Pereira de Freitas (Monte Alegre) e Professora Adélia Figueiredo de Menezes (Buraco Fundo).
Passo do Sobrado
Em Passo do Sobrado, a próxima segunda-feira marcará apenas a volta da Emei Pequeno Polegar. Os cerca de 120 alunos serão divididos e, enquanto um grupo frequenta a escola, o outro terá as atividades de forma remota. Na semana seguinte, ocorre o contrário.
Quanto à volta das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), que somam cerca de 450 alunos, o ‘fator Covid’ não é o único que preocupa. “Precisamos resolver a questão do transporte escolar. Em 2020, houve uma compra antecipada de 30% das passagens para pagar ao longo de 2021”, destacou Edgar Thiesen. Em Passo do Sobrado, são cinco empresas que fazem o transporte, seja de alunos da rede municipal, seja da Escola Estadual Alexandrino de Alencar. A tendência é de que as Emefs voltem dia 1º de março, no formato híbrido.