A Prefeitura de Boqueirão do Leão publicou nesta quinta-feira, 18, um decreto que institui o “lockdown” nos fins de semana. Com isso, somente serviços essenciais poderão funcionar de sexta a domingo, o que inclui farmácias e postos de gasolina. A medida vale a partir deste fim de semana, com validade entre as 19h de sexta-feira até as 6h da segunda-feira. Com o decreto, nos dias de semana, o comércio e demais estabelecimentos poderão funcionar somente até as 19h. Além disso, os pontos turísticos serão interditados.
Conforme a chefe de Gabinete Andressa Zanus, o decreto foi assinado pelo prefeito Jocemar Barbon com intuito de frear a disseminação do coronavírus no município. Boqueirão registrou, do começo da pandemia até ontem, 285 casos da doença e seis óbitos. Deste total, mais de 50 casos foram confirmados entre os dias 8 e 17 de fevereiro. Este é o segundo pico da Covid-19 no município. O primeiro foi registrado no mês de agosto. “A decisão foi tomada devido ao agravamento da doença e ao aumento no número de internações”, explica. De acordo com Andressa, seis moradores do município estão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de hospitais de outras cidades (dois em Caixas, dois em Lajeado, um em Ijuí e um em Santa Cruz do Sul). Além disso, no hospital da cidade, o Dr. Anuar Elias Aesse, os atendimentos já ocorrem acima da capacidade máxima. São quatro leitos para atendimento de pacientes com Covid, mas há nove internados. Além disso, mais dois pacientes foram transferidos para o hospital de Progresso, que possui convênio com o Município de Boqueirão.
Outra preocupação da Administração Municipal é com o número de suprimentos das equipes de saúde, como luvas e máscaras, e também com com a quantidade de oxigênio. “Estamos fazendo contatos, inclusive com o Estado, no intuito de nos preparar e garantir que não falte esses materiais”, destaca Andressa.