A cada início de ano letivo, os profissionais de educação da rede municipal participam de atividades de formação, promovidas antes de começar o atendimento dos estudantes. Neste ano, as ações serão realizadas na próxima semana, tendo em vista que as aulas nas três escolas municipais estão agendadas para iniciarem no dia 1º de março.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Simone Silberschlag, a primeira atividade ocorre na segunda-feira, 22. Na oportunidade, os profissionais serão divididos em dois grupos, como forma de prevenção à pandemia da Covid-19, e participarão de uma palestra show motivacional com a Banda Rosa’s e a psicóloga Dirce Becker Delwing, de Lajeado. A ação será realizada na Seubv, em dois horários, às 10h e às 13h.
Depois, na terça-feira, 23, no turno da manhã, na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vó Olga, e no período da tarde, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ireno Bohn, os profissionais farão uma capacitação sobre a Lei Lucas, que tem como objetivo abordar questões básicas de primeiros socorros. Na quarta-feira, 24, durante a manhã, a mesma atividade será desenvolvida com os educadores na Emef Santo Antônio de Pádua.
Também na quarta, professores e monitores que preenchem os diários de classe, participarão de uma formação sobre a implantação dos diários de classe on-line, que estão sendo introduzidos na rede municipal de ensino. Antes, os documentos eram impressos. A atividade ocorre por meio do Google Meet das 8h30min às 10h30min e das 13h30min às 15h30min. Simone ainda observa que em meio a essas ações, cada escola realizará suas reuniões internas para organizar o atendimento dos alunos.
A secretária de Educação ressalta que realizar essas formações no início do ano letivo é uma maneira de acolher os profissionais, principalmente neste momento de pandemia, e de alinhar teoria e prática, para que se possa oferecer um espaço para aprendizagem de qualidade aos estudantes. “É uma forma de acolher cada um e tentar alinhar o objetivo o nosso objetivo em comum, que é atender bem as crianças, e para isso também precisamos estar bem”, salienta.
Cerca de 100 profissionais das três escolas da rede municipal de ensino participarão da formação promovida pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto. Quem trabalha com a alimentação das instituições de ensino também participarão de uma formação no dia 3 de março, promovida em parceria com a Emater.
Educação financeira
• Na quinta-feira, 25, no fim da tarde, a comunidade escolar da Emef Ireno Bohn participará de uma reunião a respeito do desenvolvimento de um projeto-piloto na instituição de ensino sobre educação financeira. Na sexta-feira, 26, será a vez dos profissionais do educandário participarem de uma formação a respeito do assunto.
• Denominado ‘Cooperação na ponta do lápis’, a iniciativa de âmbito nacional é uma ramificação do projeto União Faz a Vida, da cooperativa Sicredi. No Rio Grande do Sul, apenas Mato Leitão e Santa Cruz do Sul terão uma escola cada participando. Por causa da atividade, as crianças também receberão gibis sobre educação financeira feitos em parceria com a Mauricio de Sousa Produções.
Entrevistas
Na próxima semana, as equipes das escolas também estarão envolvidas na realização das entrevistas com as famílias dos estudantes. Na Emei Vó Olga, isso será feito com todas as famílias. Já nas Emefs Ireno Bohn e Santo Antônio de Pádua apenas com os estudantes novos. Todas as conversas já foram agendadas pelas instituições de ensino.
LEIA MAIS:
Mato Leitão tem o melhor desempenho da região em vagas de Educação Infantil