Profissionais que atuam nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) de Venâncio Aires iniciam as atividades na próxima semana. A previsão para início das aulas é 8 de março, mas, professores, equipes diretivas e funcionários retornam na segunda-feira, 22, quando ocorre a abertura oficial do ano letivo, por meio de uma programação on-line que se estende até sexta-feira, 26, com palestras e oficinas promovidas por educadores que atuam em Venâncio, profissionais do Paraná e da Universidade do Vale do Taquari (Univates).
A atividade inicial está marcada para as 8h30min, com palestra com o professor André Viegas, da Fundação Liberato/Mostratec, no canal da Secretaria Municipal de Educação no YouTube. Na segunda à tarde e na terça e quinta-feira, tanto no turno da manhã quanto no da tarde, serão realizadas 15 oficinas virtuais.
Segundo a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Juliane Weiss Niedermayer, serão apresentados recursos com potencial para promover aprendizagem de forma digital e dinâmica. “Com a pandemia, a educação a distância ficou mais urgente e emergente, o mundo tecnológico está cada vez mais presente. A formação contará com diferentes oficinas para explorar ferramentas on-line que podem contribuir com o trabalho dos educadores neste novo contexto”, explica.
O secretário de Educação, Emerson Elói Henrique, observa que a formação visa capacitar os professores para otimizar e qualificar o trabalho, em um ano que será marcado pelo desafio de recuperação de conteúdos, para muitos alunos. “Estamos preparando nossa rede municipal para o ensino híbrido, para que o professor domine aplicativos, que possa usar o legado positivo da pandemia”, define.
Como encerramento da programação, na quinta-feira, 25, às 8h30min a professora Cláudia Inês Horn abordará a avaliação em ambientes digitais. O dia seguinte será dedicado às reuniões dos profissionais com as equipes diretivas das instituições, para planejar o ano letivo e estudar as orientações do Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-E). O início do ano letivo das Escolas Municipais de Ensino Fundamental está previsto para 8 de março.
Oficinas
- Aprendizagem colaborativa por meio de mapas conceituais e mentais
- Jogos digitais e imprimíveis com o Wordwall
- Interatividade com o Mentimeter/WordCloud
- Discussões com o Flipgrid
- Interatividade com o Jamboard
- Criação e colaboração com o Padlet
- Produção de vídeos rápidos com o Loom
- Produção de vídeos com o app Filmix e publicação no YouTube
- Podcast como ferramenta de ensino e aprendizagem
- Kahoot – dinamização para suas aulas
- Criação de testes e questionários com Formulários Google
- Vídeos personalizados e interativos com o Edpuzzle
- Google Drive: ferramentas para um trabalho colaborativo e armazenamento na nuvem
- Criação de cruzadinhas com Crosswordlabs e caça-palavras on-line
- Prezi Vídeo – vídeos com rapidez e inventividade
LEIA MAIS: