A semana começou com novidades no Estádio Edmundo Feix. Apesar de ter a sua chegada já especulada há alguns meses, o retorno do Diretor Executivo de Futebol, César Braga, foi sacramentado nesta segunda-feira, 22, com a sua apresentação oficial em Venâncio Aires. O retorno do profissional ocorre por desejo do presidente Sérgio Batista e tem por objetivo profissionalizar a gestão do rubro-negro.
O torcedor pode até imaginar que a demanda de um clube de futebol do interior seja mínima, porém para quem convive poucos minutos no Estádio Edmundo Feix sabe a magnitude do trabalho para se colocar em dia um clube como o Guarani. Com essa missão, o Diretor Executivo de Futebol César Braga afirma que fará um trabalho ancorado em três pilares: “Pensamos, num primeiro momento, em reestruturar o clube nas áreas do marketing, financeiro e patrimônio. Temos muito trabalho pela frente, mas estou otimista para esse retorno e desde já conto com o apoio do Guarani”, comemora.
O novo profissional chega ao Guarani após ter experiência em três times de Passo Fundo, onde trabalho no profissional do Esporte Clube Passo Fundo e Sport Clube Gaúcho, nas categorias de base no Esporte Clube Vila Nova. “Com as experiências que adquiri nestes clubes tenho mais bagagem para implementar o projeto que está sendo construído em parceria com a diretoria do Guarani. De imediato, precisamos reconstruir a imagem do clube com um trabalho de marketing, estruturar financeiramente para poder qualificar a estrutura física do Edmundo Feix”, explica o profissional.
Para o presidente do Guarani, Sérgio Batista, a contratação de César Braga se deu pela experiência do profissional e seu conhecimento do clube. “O César, apesar de jovem, tem uma bagagem muito interessante no futebol e está sempre buscando qualificação. Temos certeza que fará um grande trabalho, pois já conhece a comunidade, sabe da história do Guarani. Desde já, contamos com o apoio do torcedor para que nos ajude neste momento, pois a proposta é de profissionalizar alguns setores do clube que hoje ainda não estão no nível que desejamos. Com isso vamos precisar fazer investimentos para depois gerar economia e receita”, explica o líder do executivo.
“O Guarani é um clube muito querido pela comunidade, mas precisa resgatar a imagem de profissionalismo e de incentivo às categorias de base. Temos uma bela escolinha, mas com apoio faremos mais e melhor, gerando um retorno à comunidade e podendo formar novos atletas”
CÉSAR BRAGA – Diretor Executivo de Futebol
Com o cenário de pandemia gerando indefinições ao futebol, o reflexo é sentido no Estádio Edmundo Feix, inclusive com o cancelamento da Divisão de Acesso de 2020. Para o Guarani não foi diferente com cancelamento de contratos de patrocinadores, bem como a ausência de eventos no estádio ou de arrecadação de bilheteria em jogos.
Conforme o calendário da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), a tradicional Copinha deve ocorrer no mês de julho e a Divisão de Acesso ter início em agosto, porém ainda não há uma oficialização da entidade. “Vamos trabalhar com essas datas e fazer no primeiro semestre uma organização do clube e projetar essas competições, com planos de sócios e o estádio estruturado para receber jogadores e a comunidade”, disse César Braga.
O Diretor Executivo acrescenta ainda que o objetivo do Guarani é trabalhar nas categorias de base e incentivar a formação de atletas. Para César Braga essa é a forma de aproximar o clube da comunidade. “A base é fundamental para qualquer clube, temos que trabalhar com projetos de leis de incentivo e fazer a captação de recursos. Através deste departamento podemos proporcionar um retorno à comunidade, fazendo com que muitas crianças saiam das ruas, tenham mais saúde e pratiquem esporte de forma segura. Depois, no futuro, podemos estar formando atletas e tendo a possibilidade de ter um retorno financeiro”, projeta.
Eleições
Nas próximas semanas, o Conselho Deliberativo do Guarani, presidido por Lúcio Rabuske, deve convocar uma reunião para tratar de trâmites burocráticos do clube como as eleições do Executivo e também debater o futuro do time Índio. A reunião ainda não tem uma data definida, mas pelos prazos estatutários deve ocorrer até o mês de março.
Carreira
A experiência do profissional no futebol tem a seguinte trajetória:
- 2016/17 – EC Guarani-VA
- 2018/19 – EC Passo Fundo
- 2019/20 – EC Vila Nova
- 2020 – SC Gaúcho
- 2021 – EC Guarani-VA
Escolinhas com treinos suspensos
O departamento de futebol do Guarani anunciou que os treinos das escolinhas estão suspensos a partir de hoje, tendo em vista a classificação de bandeira preta pelo sistema de Distanciamento Controlado do Governo do Rio Grande do Sul. Quando houver um abrandamento das restrições, os treinamentos das escolinhas serão retomados.