A capa da edição da Folha do Mate, no fim de semana, foi ilustrada com a foto de uma profissional do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). Trata-se da enfermeira Mirian Sackser, 27 anos, uma das dezenas de profissionais que atua na linha de frente do combate à Covid-19. No semblante da jovem ficou estampada a preocupação, a responsabilidade e também a seriedade do momento atual. “Por mais que eu esteja cansada, ver um paciente se recuperando e ter alta da UTI não tem preço”, resumiu.
Mirian trabalha há três anos no HSSM e atualmente atua na UTI Covid, no turno da tarde. Segundo ela, o sentimento de atuar na linha de frente é um misto de sentimentos. “Gratidão por já ter ajudado tantas pessoas e medo por não saber o que ainda nos espera e quanto tempo ainda vamos viver na pandemia”, disse a jovem.
Em nome dela, nosso respeito e admiração a todos os profissionais que estão atuando no combate à pandemia, cuidando da saúde e salvando vidas. São guerreiros e merecem nossos aplausos!
Terceira onda
Os números divulgados nos últimos dias revelam um quadro delicado e crítico da pandemia em solo gaúcho. Segundo o governador Eduardo Leite, a situação indica o que pode ser considerada uma terceira onda, com uma acentuação na curva da doença.
Somente com os dados de Venâncio Aires já é possível verificar que, claramente, a doença ganhou velocidade. Somente ontem foram confirmados 173 novos casos. O momento exige atenção máxima e o respeito de todos os protocolos. Vamos e devemos fazer a nossa parte!
“A estimativa é de que 10% das pessoas com o vírus precisem de assistência hospitalar. Com o grande aumento no número de casos em Venâncio, isso reflete diretamente no hospital, com pacientes que precisam de internação.” GUILHERME FÜRST NETO – Diretor técnico do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM)
“O venâncio-airense tem três orgulhos quando sai da cidade e fala sobre o município: a Fenachim, o Guarani e a Assoeva […].” JARBAS DA ROSA –
Prefeito de Venâncio Aires
Venâncio vai ganhar um Ecoponto
A Prefeitura de Venâncio Aires promete novidades na gestão do lixo produzido no município. Em busca de um novo modelo de licitação, o qual deve ser anunciado em outubro deste ano, o Município antecipa que deve criar um Ecoponto. Trata-se de um local para a população destinar materiais que não podem ser depositados no lixo comum, como vidros, restos de construção, galhos oriundos da poda, lixo eletrônico, entre outros itens que, hoje, não tem um local fixo para serem descartados corretamente. A intenção da Prefeitura é instalar o Ecoponto junto ao pátio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp).
Banco de sangue precisa de doações
O Vital Banco de Sangue de Venâncio Aires precisa de doações de todos os tipos sanguíneos. Devido ao sério momento de contaminações em função da pandemia de Covid-19, os agendamentos diminuíram. Porém, o banco de sangue necessita de doações para continuar atendendo os pacientes internados no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM).
Para realizar a doação a pessoa deve estar bem de saúde e bem alimentada. Também é preciso apresentar a carteira de identidade para formalizar a doação.
Os agendamentos para doações devem ser feitos pelos telefones (51) 3741-7349 ou (51) 9 9898-0325. O horário de atendimento do Vital é das 7h30min às 11h30min, de segunda a sexta-feira. O Vital Banco de Sangue fica anexo ao hospital, na Rua Jacob Becker, 1380.
Obras na região central
Quem precisa trafegar pela Avenida Rupperti Filho, no trecho que cruza a rua General Osório, vai ter que fazer um desvio durante esta semana. A informação é da secretária municipal de Planejamento, Ana Cláudia do Amaral Teixeira. Segundo ela, os transtornos são necessários por conta das obras de esgoto cloacal no trecho. A previsão é de que em uma semana o trecho já esteja liberado para o trânsito. A empresa Encosan, contratada pela Corsan, é a responsável pelos trabalhos.