Bandeira preta com cogestão

Durante a pandemia do coronavírus, que vivemos desde março do ano passado, muita gente ‘ironiza’ as restrições. Gente que usa máscara no trabalho, mas assim que bate o ponto sai com amigos sem máscara, sem cuidados. Gente que ainda não entendeu que vivemos uma pandemia sanitária com um vírus de alta transmissão e sintomas rápidos. Esse quadro de irresponsabilidade de muitos, nos levou a uma bandeira preta, com recorde de infectados, rede de saúde lotada, entrando em colapso. Daqui a pouco pode ter gente sem atendimento.
O prefeito Jarbas da Rosa, médico, trabalhou durante todo o sábado pensando em formas de abrandar as restrições da bandeira preta. Ele contatou todos os prefeitos da região. Propôs, e os prefeitos da Amvarp aprovaram, por unanimidade, em reunião virtual no sábado à noite, não recorrer da bandeira preta, mas apresentar ao Governo do Estado um plano de cogestão, com supensão de atividades a noite, intensificando a ficalização, mas mantendo o comércio aberto durante o dia, pois não é nas empresas, que seguem protocolos sanitários, que está o problema da contaminação.
Já o ex-prefeito de Taquari, Maneco Hansen (PT), ainda presidente da Famurs, foi ontem para uma reunião da entidade e defendeu a suspensão da cogestão pelos municípios e que sejam respeitados os protocolos da bandeira preta, fechando tudo, diante da gravidade da situação. Os prefeitos das 27 associações regionais defenderam o contrário, queriam a cogestão.
E o governador Eduardo Leite ontem à tarde atendeu os prefeitos, aprovando a cogestão, mas antecipou a suspensão de atividades das 22h para as 20h até as 5h até a próxima segunda, dia 1º, mas possibilitando o comércio abrir durante o dia. Se todos se conscientizarem podemos trabalhar e nos proteger para reduzir o volume de infectados.

Notinhas

* Prefeito Jarbas da Rosa cancelou sua viagem a Brasília nesta semana para estar aqui, na linha de frente do combate à Covid.
* Na quinta, o presidente Bolsonaro anunciou a retirada dos impostos federais para aliviar o preço do diesel e da gasolina. Na sexta o presidente da Petrobras, Roberto Castelo Branco, anunciou mais 15% de aumento nos combustíveis. No sábado Bolsonaro demitiu Castelo Branco e nomeou o general Joaquim Silva e Luna. Bolsonaro disse que vai mexer também no setor elétrico. Nos bastidores diz-se que ele está ‘caçando tucanos’ ou ‘dorianos’ que trabalham na contramão dentro do governo.
* Da dona do Magalu, Luiza Trajano, cotada para ser vice de Haddad ou Lula, na Folha S. Paulo: ‘A gente não vê no jornalismo as coisas boas do Brasil.’ Na grande imprensa realmente não, mas nos jornais do interior do Brasil, como na Folha do Mate, vê sim, e muito sobre coisas boas da comunidade.

Esportivas

* No Brasileiro, o Inter foi derrotado, de viada, por 2 a 1 pelo Flamengo no Maracanã, e perdeu a liderança faltando uma rodada para o final. Quando o jogo estava 1 a 1 o árbitro Rafael Claus expulsou Rodinei, no início do segundo tempo, por uma falta de cartão amarelo e ‘bagunçou’ o jogo, para revolta dos colorados que se lembram de 2005 quando a arbitragem lhe tirou um título diante do Corinthians.
* Na quinta, às 21h30min, tem a última rodada do Brasileiro. Tem Inter x Corinthians e São Paulo x Flamengo. O Inter precisa vencer e torcer por empate do Flamengo para ainda ficar com o título. Muito difícil, mas não impossível.
* O Grêmio venceu o Athletico PR por 1 a 0 na Arena e subiu para 6º, garantindo vaga na pré-Libertadores. Mas o tricolor pode carimbar vaga direta se vencer a Copa do Brasil diante do Palmeiras nos dois próximos domingos.

Do Twitter

  • O Globo: ‘Semana que vem teremos mais’, diz Bolsonaro após trocar presidente da Petrobras
  • Estadão: Bolsonaro critica home office de presidente da Petrobrás: ‘Está há 11 meses em casa, sem trabalhar’
  • IstoÉ: Comando do Banco do Brasil pode ser a próxima troca do presidente
  • GZH: “Vou injetar dinheiro no São Paulo para o Inter ser campeão”, diz torcedor que pagou multa de Rodinei
  • Pedro Ernesto: Raphael Claus cometeu o maior absurdo do Brasileirão ao expulsar Rodinei
  • Juremir Machado: Cobertura imparcial da Globo tinha um comentarista flamenguista, um ex-gremista e um narrador carioca torcendo pelo time de casa


Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido