O Inter conseguiu não ser campeão do Brasil. Quando nunca imaginava e muito menos apostava que o São Paulo faria frente o Flamengo, eis que o Inter, em seus domínios, não fez o dever de casa contra um Corinthians que nem entre os dez melhores da competição aparece. Inter que no Beira-Rio fez a maioria dos resultados necessários, no momento derradeiro deu para trás. Perdeu a Copa do Brasil em casa recentemente para o Athletico do Paraná. Agora deixou escapar o Brasileiro num jogo em que não conseguiu fazer um mísero gol contra o Corinthians. Até quando será?
Mas o Inter marcou dois gols no jogo e todos foram anulados pelo VAR. Diga-se de passagem, anulados corretamente.
A regra
Futebol está ficando longe de se entender certas regras. Imagina no futebol amador não marcar uma penalidade máxima num lance no mínimo parecido como do jogo Inter e Corinthians. Se quem apita sabe a regra, porque então apontar para o cal como fez o Fifa Wilton Sampaio no jogo do Inter? Marcam para agradar sabendo que o VAR vai interpretar e dizer se foi mesmo ou não. Hoje os melhores árbitros não são mais aqueles que correm dentro das quatro linhas, os especialistas estão lá naquela outra sala olhando lances por vários outros ângulos. Lá que se decide.
Amador ‘estagnado’
Sei que várias frentes estão trabalhando na elaboração de tabelas desse ou daquele outro campeonato, seja futsal ou futebol de campo. Cronograma elaborado mas sem a expectativa mais expressiva de começar. Realmente parou tudo de vez. Cravar que vai voltar tal dia no mês de março só se for da ‘boca pra fora’. Quando a poeira baixar daí sim será possível sentar, avaliar e ver as reais condições de uma retomada.
Bocha
Liga Venâncio-airense de Bocha também havia programada uma reunião para a próxima semana para ver da possibilidade de reativar a competição. Pretendiam eleger um novo comando diretivo e tudo. Reunião não vai ter mais. Primeiro deixa passar esse momento turbulento para depois sim discutir a viabilidade de se realizar a competição. Atitude mais que sensata e necessária de momento.
TOMA LÁ, DÁ CÁ
# Domingo, último dia do mês de fevereiro, tem ida da decisão da Copa do Brasil. Grêmio e Palmeiras se enfrentam na Arena, em Porto Alegre, às 16h. Carioca Marcelo de Lima Henrique apita o jogo. Esse normalmente não se mete em confusão. Que siga assim.
# Gauchão vai começar no fim de semana. Pouco se falou do Estadual em razão da reta final do Brasileiro e o próprio envolvimento do Grêmio na decisão da Copa do Brasil.
# Não esqueçam. Momento é de ficar em casa. Sem jogos clandestinos por aí. Se não for pedir demais, mão na consciência. Pior momento vai passar.