Por conta da superlotação nos leitos para pacientes com Covid-19 no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), a direção da casa de saúde, em conjunto com a Administração Municipal de Venâncio Aires, busca implementar mais 16 leitos para atender pacientes com a doença. Para isso, é necessária a contratação de equipes extras de enfermagem e de médicos, o que ocorrerá nos próximos dias.
Originalmente, o setor Covid tinha 13 leitos, mas, na tarde desta terça-feira, já eram 28 pacientes internados nos quartos do hospital, além de outros nove na Emergência, que foi fechada na semana passada para acomodar pacientes com coronavírus. “Cerca de dez pacientes estão internados na UPA, mas neste momento não temos mais leitos para Covid no hospital para receber esses pacientes.”
A informação foi divulgada pelo diretor técnico do Hospital São Sebastião Mártir, Guilherme Fürst Neto, em entrevista ao programa Terra em Meia Hora, da Terra FM. Ele destacou ainda que a situação pode se agravar nas próximas semanas e por isso, solicita o apoio de todos para diminuir os casos de contágio. “Agora, não temos mais onde acomodar esses pacientes. A grande questão é que precisamos de oxigênio para atender esses pacientes, além de médicos e equipe de Enfermagem.”
Na semana passada, a instituição conseguiu a implementação de mais cinco leitos de UTI para pacientes com Covid-19. No entanto, por conta do aumento progressivo de casos em Venâncio Aires e de pacientes com quadros graves, a UTI também segue com capacidade esgotada. Hoje, os 23 leitos de UTI estavam lotados. Além disso, outros seis dos nove internados na Emergência são casos com indicação de UTI.