Enquanto as primeiras competições de futsal começam a movimentar as equipes de sul a norte do Brasil – Taça Brasil e Supercopa Magnus – a Liga Nacional de Futsal (LNF) ainda busca avançar no que diz respeito a composição de tabela de jogos para 2021. Com 23 equipes confirmadas e se apegando a fórmula de disputa de 2020, a entidade trabalha em elaborar o desenrolar da primeira fase.
“A projeção que se tinha para a largada da Liga Futsal era 23 de março mas diante da atual situação mais crítica da pandemia não só aqui mas como no âmbito geral, acredito que irão prorrogar o começo da competição. Já se tem avanços, como número de participantes, composição das chaves e fórmula de disputa definida. São questões bem positivas e que merecem destaque neste momento. Em relação aos jogos ainda não nos foi repassado nada até pelo fato que ajustes serão feitos até a competição ser oficializada”, destaca Morruga, técnico da Assoeva nesta temporada.
Como será
Com o acréscimo de duas equipes em relação a 2020, a Liga Futsal, em sua 26ª edição, terá 23 equipes divididas na primeira fase em três grupos.
A composição das chaves foi baseada conforme classificação das equipes na competição anterior. A Assoeva está no Grupo B e desta vez terá os dois adversários gaúchos – ACBF e Atlântico – pela frente. Joinville e Blumenau, ambos de Santa Catarina, Cascavel e Marreco, do Paraná, e mais o Juventude, de Dourados Mato Grosso, completam o grupo.
“Vejo um grupo muito equilibrado. Equipes de ponta e que investem forte. Com isso aumenta a competitividade de modo geral. Clássicos estaduais de volta. Tem a novidade que é o Juventude, sem contar os demais participantes e que já tem uma história na Liga Futsal. As expectativas são as melhores possíveis. Concorrido mesmo será a busca pela classificação. Cinco vagas em disputa. Um grande teste”, completa Morruga.
Enquanto aguarda pela tabela de jogos da Liga, o grupo de trabalho segue com as atividades no Poliesportivo. As atividades são em pequenos grupos com prioridade de momento para a preparação física dos atletas comandada por Ricardo Vilasbôas, o Morruga.
Paraná é o estado com maior número de clubes participantes. Os sete inscritos são Umuarama, Cascavel, Marreco, Pato, Campo Mourão, Foz Cataratas e Marechal Rondon.
Santa Catarina tem cinco clubes confirmados: Joaçaba, Jaraguá, Joinville, Blumenau e Tubarão.
São quatro os clubes paulistas: o atual campeão invicto Magnus, Corinthians, São José dos Pinhais e Santo André (Intelli).
Pelo quinto ano consecutivo, o Rio Grande do Sul contará com três participantes: Assoeva/Unisc/ALM, ACBF e Atlântico.
Minas Gerais conta com seus dois participantes: Minas Tênis Clube e o Praia Clube.
Completam o quadro de participantes, equipes como do Brasília, do Distrito Federal, e o Juventude (Mato Grosso).
Copa do Brasil com 29 equipes em 2021
A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) oficializou nesta semana a lista com as 29 equipes que participarão da Copa do Brasil neste ano, competição que garante ao campeão vaga na Supercopa de Futsal, que leva a Libertadores e consequentemente ao Mundial de Futsal.
Os 29 participantes confirmados são de 15 Estados, sendo três do Paraná (Campo Mourão, Umuarama e Pato); dois do Distrito Federal (Brasília e AJJR Futsal); dois de Goiás (Valparaíso de Goiás e Corumbaíba); dois do Maranhão (Balsas e Araioses); dois de Minas Gerais (Minas TC e Praia Clube); dois de Mato Grosso do Sul (APAEFS e Juventude), ambos de Dourados; dois de Mato Grosso (Sorriso e Lucas do Rio Verde); três do Pará (Mocajuba, Clube do Remo Belém e Santarém); dois de Santa Catarina (Curitibanos e Jaraguá); dois de Sergipe (Itaporanga e Lagarto); dois de São Paulo (São José dos Campos e Corinthians); além do Boa Vista, de Roraima, Guarani de Frederico Westphalen do Rio Grande do Sul, Teresina do Piauí, Água Preta de Pernambuco e o Ceará, de Fortaleza Ceará.