UBS Central de Mato Leitão terá atendimento especial para Covid no fim de semana

-

Por conta da crescente no número de casos por Covid-19, a Prefeitura de Mato Leitão realizará um horário especial de atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central neste fim de semana.

No sábado e no domingo, 6 e 7, das 7h30min às 11h30min, haverá plantão para atendimento de pacientes com sintomas de coronavírus, no ambulatório de Covid, antigo espaço do auditório, com acesso pela lateral da UBS. O atendimento será realizado por enfermeira, técnica em Enfermagem e médico. Testes para diagnóstico da doença também serão realizados no local.

A medida visa desafogar a rede pública de saúde microrregional, já que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), de Venâncio Aires, estão superlotados.

O secretário de Saúde, Arcênio Maldaner, reforça que o acesso das pessoas será pelo lado externo da UBS, uma vez que o prédio principal estará fechado. “Esse serviço extra no sábado e domingo será somente para pessoas com suspeita da doença. A prioridade é esta neste momento”, observa o secretário.

Conforme a última atualização divulgada pela Secretaria de Saúde na terça-feira, 2, o município tem 357 casos de coronavírus registrados, com 320 pessoas curadas. São 33 casos ativos, em recuperação domiciliar, um paciente internado na UTI do Hospital São Sebastião Mártir, dois no setor Covid do hospital e um óbito.

Telefone

A Secretaria Municipal de Saúde também está disponibilizando um contato telefônico para as pessoas esclarecerem dúvidas e solicitar orientações sobre o coronavírus. O número de contato é o 99679-1679.
*Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura.

Vacinação está sendo agendada

A Secretaria de Saúde do município está entrando em contato com os idosos que têm entre 81 e 84 anos para fazer a vacinação contra a Covid-19 e com as pessoas que precisam fazer a segunda dose. De acordo com a enfermeira Kátia Heinen, o trabalho de imunização está sendo realizado na UBS Central e, em casos mais específicos, a equipe de saúde está aplicando as doses dentro do carro do paciente.

Mato Leitão já recebeu um total de 250 doses desde o início da pandemia. Até o momento, já foram vacinados 91 profissionais de saúde, 50 idosos acima de 85 anos, quatro acamados e 45 idosos entre 81 e 84 anos. Ao todo, nove profissionais da saúde já receberam a segunda dose da vacina.

Ambulância

Diante da situação crítica da UPA e Hospital São Sebastião Mártir, a Secretaria de Saúde solicita conscientização à população para o uso da ambulância. O serviço deverá ser usado somente para casos de extrema necessidade pelo risco das pessoas não conseguirem atendimento. A mesma recomendação vale neste momento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que irão priorizar o atendimento de casos suspeitos da Covid.

Enfermagem reforçada

A Câmara de Vereadores aprovou, na sessão de terça-feira, 2, dois projetos de lei envolvendo ações específicas na área da Saúde para fortalecer a atuação ao enfrentamento à pandemia. Uma envolve a contratação de dois técnicos em Enfermagem para atuar nas unidades básicas de saúde. A previsão das contratações é para um prazo de 12 meses, podendo ser prorrogado, especialmente enquanto perdurar a pandemia. A carga horária é de até 40 horas semanais. O outro projeto trata de alteração lei municipal que aumenta a carga horária de enfermeira para jornada de 20 para 40 horas semanais.

Tendas na UBS

Na sessão desta semana do Legislativo, o vereador Volnei Hochscheidt (Progressistas) teve aprovada sugestão que será encaminhada para o Executivo Municipal. Ele indica que a Prefeitura elabore plano emergencial para acolher pacientes com suspeita de Covid-19. Ele sugere, entre outras situações, a instalação de tendas nas imediações da UBS Central para acolher de forma segura os pacientes suspeitos.

LEIA MAIS:

notícias últimas Folha do Mate

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido