Professora conquista bolsa de pesquisa nos Estados Unidos

-

A vontade de se candidatar a uma bolsa de pesquisa e ter uma experiência fora do país já acompanhava Bruna Tischer, 34 anos, desde que começou a fazer a graduação em Engenharia de Alimentos, na Universidade Federal do Rio Grande (Furg).

O sonho começou a se tornar realidade em 2019, quando a jovem, que é professora adjunta do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ICTA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tomou conhecimento do edital da bolsa ‘Professor/pesquisador Júnior nos EUA’.

Pesquisa

Bruna, que é natural de Paverama, mas passou grande parte da infância em Venâncio Aires, teve seu nome aprovado entre os 10 professores contemplados com as bolsas de pesquisa disponíveis para todo o Brasil, pelo Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade do Tennessee – UT, dos Estados Unidos. Desde 11 de fevereiro, está no país norte-americano, onde permanecerá até julho.

A pesquisadora atua na área de Tecnologia de Frutas e Hortaliças e no desenvolvimento de novos produtos à base de frutas e hortaliças. Por meio da bolsa, ela realiza uma pesquisa voltada para o estudo de atividade antioxidante e anti-inflamatória de frutas nativas do Rio Grande do Sul, como pitanga, guabiju, grumixama, araticum e jabuticaba. “Contei com o auxílio de Rosângela Dolgener Cantú, de Venâncio Aires, que fez a coleta das frutas nativas que serão objeto de pesquisa do meu estudo”, ressalta Bruna.

Além da pesquisa, a professora irá fazer demonstrações de caracterização e avaliação da qualidade pós-colheita de frutos, vai participar e ministrar palestras e acompanhar atividades de pesquisa e docência para os cursos de pós-graduação.

Bruna pretende divulgar os resultados deste trabalho em uma revista voltada à área de Ciência de Alimentos. “Também pretendemos seguir com essa parceria para outras pesquisas, oportunizar a vinda de alunos da UFRGS para os Estados Unidos e continuar promovendo a internacionalização”, projeta.

“É uma oportunidade maravilhosa, tanto para a área profissional como para a pessoal. As coisas vão acontecendo na nossa vida, basta correr atrás dos objetivos, se dedicar muito e acreditar no potencial.”

BRUNA TISCHER – Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Incentivo em Venâncio

Para Bruna, o carinho dos familiares e das professoras das escolas estaduais Monte das Tabocas e Cônego Albino Juchem, de Venâncio Aires, local cursou o Ensino Fundamental e Médio, foram fundamentais na trajetória dela e na conquista da bolsa nos Estados Unidos. “Tenho muitas lembranças boas, muitos professores foram motivadores e são referências para mim”, enfatiza.

Saiba mais

  1. A bolsa ‘Professor/Pesquisador Junior nos EUA’ era destinada a professores que concluíram o doutorado após 31 de dezembro de 2013, ser membro do corpo docente em instituições de ensino superior brasileiras ou de institutos de pesquisa em tempo integral e ter fluência em inglês.
  2. Bruna é professora da UFRGS há 3 anos, da área de Tecnologia de Frutas e Hortaliças e atua na cidade de Porto Alegre, no Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos.
  3. Ela possui graduação em Engenharia de Alimentos (FURG), mestrado e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFSM) e especialização em Ciência de Alimentos com ênfase em Tecnologia de Frutas e Hortaliças (UFPEL).

LEIA MAIS:

notícias últimas Folha do Mate

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido