Durante um bate-papo promovido nesta quarta-feira, 17, pela Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), com a participação virtual de empresários associados e transmitido pelas redes sociais, o prefeito Jarbas da Rosa anunciou o fim da política de lockdown nos fins de semana na Capital Nacional do Chimarrão e a reabertura do comércio não essencial a partir da próxima segunda-feira, 22.
Apesar de destacar a manutenção dos altos índices de internações e mortes por Covid-19, Jarbas falou sobre uma nova fase de conscientização e da necessidade de retomada da economia. Na abertura de sua manifestação, o prefeito Jarbas da Rosa agradeceu o apoio da Caciva e o entendimento das entidades empresariais, que reconheceram o momento de pandemia e as dificuldades do Município em atuar contrário às instruções do Estado.
Apesar de saber das dificuldades do comércio e das empresas locais, o prefeito destacou que o agravamento da pandemia exigiu decisões difíceis do Governo Municipal e altos investimentos. “Apesar de um déficit já projetado de quase R$15 milhões, nesses primeiros meses tivemos que investir R$ 500 mil em novos leitos de UTI, leitos clínicos, uma nova estrutura de Centro Respiratório junto a UPA, medicamentos e profissionais de saúde. Todos estamos num esforço extra de recursos e psicológico”, destacou o prefeito.
Ao responder perguntas dos empresários, Jarbas destacou as ações na área econômica adotadas por seu governo. Entre elas, a prorrogação da parcela do IPTU de março para novembro, prorrogação de 30 dias das taxas municipais de fiscalização de funcionamento e sanitárias e suspensão do envio das dívidas para protesto pelos próximos 90 dias. “Além disso, estamos disponibilizando várias linhas de crédito com o Banco do Povo junto a Sala do Empreendedor para atender as necessidades de financiamento para o pequeno empresário”, salientou.
Mesmo aguardando a manifestação oficial do Governo do Estado e a publicação do decreto estadual, o prefeito adianta que a Associação de Prefeitos do Vale do Rio Pardo (Amvarp) já trabalha para a edição do decreto regional de cogestão, solicitando que os municípios atuem sob o protocolo de bandeira vermelha na próxima semana. Caso este seja confirmado, o comércio deve ser permitido de segunda a sexta-feira até 20h e restaurantes, bares e lanchonetes até 17h.
LEIA MAIS: