Osterbaum: uma tradição alemã para esperar a Páscoa

-

Datas especiais são marcadas com decorações temáticas e simbólicas, e na Páscoa não é diferente. Mães se atentam a marcar o chão das casas com patinhas de coelho e crianças se alegram com a magia de receber os ovinhos de chocolate. Além dessas simbologias, uma cultura antiga, vinda da Alemanha, permanece viva em algumas casas até os dias de hoje: o Osterbaum. Uma árvore de Páscoa, que enfeitada com ovos, coelhos, fitas e laços, traz o simbolismo da vida e ressurreição.

A professora Luciane Schwendler Kroth, 36 anos, compartilha essa magia da Páscoa para os filhos Lucas, 4 anos e Pedro, 8 anos. Ela conta que, inspirada em um perfil na rede social Instagram, no fim de semana passado, resolveu colocar a ideia do Osterbaum em prática. A atividade serviu para animar as crianças nos dias de lockdown. “Como eles não estão indo à escola, também acabam não tendo a vivência dos trabalhos de Páscoa. Então, tive que pensar em uma forma de trazer isso para eles e com o Osterbaum tivemos esse significado e o envolvimento com a data”, conta Luciane.

Ela e os filhos escolheram o galho mais adequado no pátio da avó e colocaram a criatividade em ação. Ovinhos de plástico e de galinha foram pintados para colocar na árvore e alguns enfeites que estavam guardados foram usados. “Ainda estamos produzindo, todo dia fazemos um pouco. Até encomendei enfeites de feltro para enfeitarmos ainda mais nossa árvore”, destaca a professora. A oportunidade de produção do Osterbaum proporcionou para Luciane e os filhos um momento de envolvimento da família, com atividade de entretenimento e a chance de deixar a casa no clima da Páscoa.

A montagem do Osterbaum lembrou Luciane dos tempos em que sua avó também entrava no clima da Páscoa com a produção do cri-cri, que são amendoins torrados e açucarados, colocados dentro de ovos de galinha, que eram previamente lavados, secos e pintados. “Eu fico até hoje abismada com a habilidade que ela tinha de pintá-los e quem recebiam os ovos eram todos os netos da família”, relembra.

Tradição germânica

A escritora, doutora em Ciências Sociais e vice-presidente da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul, Lissi Bender, explica que diferente do Natal, a data de realização da Páscoa é móvel, ou seja, todos os anos acontece em um dia diferente, mas o que prevalece é que ocorre sempre no primeiro domingo de lua cheia do outono no hemisfério Sul, e da primavera no hemisfério Norte. A partir da definição da data são descontados quarenta dias para a quaresma e antes dela, fica estabelecido o Carnaval.

Até os dias de hoje, a tradição germânica do Osterbaum é cultivada por algumas famílias de origem alemã. Lissi esclarece que o costume é de enfeitar arbustos ou árvores do jardim, que nessa época eles ainda estão praticamente sem folhas, com ovos coloridos. Na Alemanha, apenas pequenos tufos de folhas e botões de flores estão brotando e aqui no sul do Brasil, estão perdendo as folhas por ser início de outono, sendo assim, as árvores recebem o colorido dos ovos. De acordo com a doutrina religiosa cristã, estes ovos coloridos de Páscoa colocados em uma árvore, no Osterbaum, representam o tempo da morte e da ressurreição de Jesus. Assim como as árvores, que perdem suas folhas, se recolhem no outono e ressurgem vivas e verdes na primavera.

Outro hábito antigo, presente em tempos de Páscoa são os ostereier, os ovos de Páscoa mantidos por famílias que gostam de colorir ovos de aves e os esconder no pátio ou dentro das casas para as crianças procurarem. “O ovo simboliza a renovação da vida, a vida que renasce com a vinda da primavera e com a promessa da ressurreição de Cristo”, explica Lissi. Os ovos de Páscoa continuam presentes, tanto na Alemanha, quanto nas regiões de colonização alemã, e exemplo de Venâncio Aires.

Como fazer o seu Osterbaum

  1. Reserve cascas de ovos que devem ter apenas um furo pequeno. Lave e deixe secar com o furo para baixo.
  2. Pinte esses ovos. Você também pode desenhar símbolos religiosos ou que lembram a Páscoa.
  3. Recorte pequenos círculos de papel para tapar os furos dos ovos de galinha e também faça fitas para colar nos ovos e pendurá-los na árvore. Os ovos também podem ser envernizados.
  4. Escolha um galho seco da sua preferência e o deixe firme em algum local, pode ser um vaso de flor. Se quiser, pode também pintar o galho
  5. Depois é só enfeitar com os ovos pintados e demais adereços como lacinhos de fita, flores e coelhos.

Curiosidades

  1. Originalmente, o Osterbaum era feito apenas na Sexta-feira Santa, e somente no domingo de Páscoa, ao levantar, os galhos eram decorados com os ovos pintados.
  2. A árvore de Páscoa, Osterbaum, pede ser retirada a partir do segundo domingo, após a Páscoa.
  3. Os galhos secos da árvore simbolizam a frieza e a morte de Jesus Cristo. Já os ovos, colocados na árvore, simbolizam a alegria da vida, e significam a ressurreição do Senhor.

LEIA MAIS:

notícias últimas Folha do Mate



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido