Vacinação liberada para pessoas a partir dos 70 anos

-

Iniciou nesta semana mais uma fase da vacinação contra a Covid-19. Com o objetivo de facilitar o acesso à vacina, principalmente para idosos que não conseguem ir até o drive-thru (vacinação dentro do carro, no Parque do Chimarrão), a aplicação dos imunizantes será feita em bairros e localidades do interior do município. Poderão receber a primeira dose idosos com idade superior a 70 anos.

Quem buscar a primeira aplicação nos bairros da cidade não necessita de agendamento. Apenas é obrigatória a apresentação de carteira de identidade, cartão do SUS ou CPF e carteira de vacinação, caso tiver. Cada local receberá 200 doses da vacina para aplicação do primeiro imunizante.

Ontem, 22, a vacinação descentralizada foi realizada no primeiro local, o ginásio do bairro Cidade Nova. No decorrer da semana, mais bairros também receberão a ação. (veja o cronograma no box).

A enfermeira coordenadora do Setor de Imunizações da Prefeitura, Patrícia Durante, informa que todos devem ficar atentos à faixa etária imunizada, pois durante essa semana, as idades poderão diminuir, conforme a chegada de mais vacinas e a procura.

Interior

No interior, é preciso fazer o agendamento por telefone, nas unidades de saúde de cada localidade. Nesta semana, vão oferecer a vacinação os postos de Vila Deodoro, Palanque, Mariante, Centro Linha Brasil, Estância Nova e Vila Teresinha (veja o cronograma das localidades no box).

A enfermeira coordenadora do setor de Imunizações da Prefeitura, Patrícia Durante, enfatiza que o agendamento das doses é necessário para que não haja o desperdício, já que cada frasco dá direito a dez doses que precisam ser usadas em até oito horas. Além disso, a medida evita que haja aglomerações.

Novas doses

Na tarde de ontem, foi iniciada a distribuição de mais 322.050 doses de vacinas para as Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) do Rio Grande do Sul. A nova remessa foi enviada no sábado, 20, pelo Ministério da Saúde.
Venâncio Aires deve receber, dessa remessa, 1.930 novas doses – mesmo número recebido na semana passada. Do total, 1.710 doses serão do laboratório Butantan e 220 da AstraZeneca, todas elas para aplicação de primeira dose.

O Rio Grande do Sul alcançou, na tarde de ontem, a marca de um milhão de doses da vacina contra o coronavírus aplicadas. Segundo o Governo do Estado, são mais de 747 mil pessoas vacinadas com a primeira dose e 261 mil imunizadas completamente, com as duas doses. O número representa a aplicação de primeira dose em 14,7% das pessoas que integram o grupo prioritário.

Cronograma de vacinação

  • Bairros
  • Hoje, das 8h às 16h – Comunidade Nossa Senhora Rainha, do bairro Coronel Brito
  • Amanhã, das 8h às 16h – Comunidade Santa Ana, do bairro Diettrich
  • Quinta-feira, 25, das 8h às 16h – Ginásio do bairro Macedo
  • Interior
  • Hoje – UBS de Vila Deodoro, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 15h45min. Agendamento: 3793-1879.
  • Amanhã – UBS de Vila Palanque, das 8h às 12h. Agendamento: 2183-0807.
  • Quinta-feira, 25 – UBS de Vila Mariante, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Agendamento: 2183-0795. UBS de Centro Linha Brasil, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 15h45min. Agendamento: 3793-2402.
  • Sexta-feira, 26 – UBS de Estância Nova, das 8h às 12h. Agendamento: 2183-0799. UBS de Vila Teresinha, das 7h30min às 12h e das 13h às 16h. Agendamento: 3793-4776.

Imunização de profissionais da saúde segue no posto Central

Paralelamente à vacinação de idosos, seguem sendo aplicadas as vacinas em profissionais da saúde. Interessados devem realizar agendamento pelo telefone (51) 2183-0249, para fazer a vacina no posto de saúde Central. Estão sendo aplicadas dez doses, por dia, para esse público-alvo.

Só serão vacinados os profissionais da saúde liberados pelo Ofício Circular nº 057/2021 do Ministério da Saúde, que inclui aqueles que atuam em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde.

A coordenadora do setor de Imunizações, Patrícia Durante, lembra que é necessário que o profissional esteja munido do cartão do SUS, um documento, carteira de vacinação e um comprovante de que atue na área da saúde, como carteira de trabalho ou contracheque. Estão inclusos no grupo dos profissionais da saúde aqueles responsáveis pela limpeza do local de saúde, atendentes de farmácia e agentes funerários.

LEIA MAIS:

notícias saúde Folha do Mate



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido