Nos dias 6 e 7 de abril, será decidido o novo diretor-geral do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) campus Venâncio Aires. Atualmente, o cargo de diretor é ocupado por Cristian Oliveira da Conceição. Agora, o nome que aguarda aprovação da comunidade escolar para assumir a direção do campus é de Geovane Griesang.
O diretor que comandará o pleito 2021/2025 do IFSul de Venâncio Aires, será decidido com eleição on-line, que ocorrerá nos dois dias até às 16h. O sistema usado será o Helios Voting. Conforme a assistente em administração e presidente da equipe eleitoral local, Ruti Ângela Barbosa Oliveira, o sistema é seguro e já foi amplamente utilizado, inclusive pelo campus de Pelotas, da rede IFSul. “Para o momento que vivemos é o ideal”, completa.
Pode participar da eleição toda a comunidade acadêmica, sendo alunos regulamente matriculados, inclusive alunos de Educação a Distância (EAD), professores e servidores técnico administrativos. Para acessar a plataforma de votações, os alunos e servidores devem usar o usuário e senha do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap).
Ruti complementa que o momento terá duas votações, para diretor-geral e para reitor da rede IFSul. Concorrem para a vaga de reitor dois candidatos: Dadá Curcio e Flávio Nunes. A campanha eleitoral teve início no dia 20 de março e segue até o dia 5 de abril.
Missão cumprida
A representante eleitoral de Venâncio explica que os diretores-gerais permanecem no cargo por quatro anos, podendo serem reconduzidos para mais quatro, após o primeiro pleito concluído. Por isso, Ruti esclarece o porquê de o atual diretor, Cristian Oliveira da Conceição, não poder concorrer novamente, já que ficou os oito anos à frente do campus, tempo máximo permitido.
Conceição avalia sua participação no IFSul Venâncio como uma parte importante da sua vida. Antes de ser diretor, ele auxiliou na implantação do campus em 2010 e foi chefe de Ensino. A maior realização, segundo ele, foi a possibilidade de realizar ações que sempre via em outros lugares, como teatro, música e a participação em feiras estaduais e nacionais, além da própria feira do campus, a Mostra Venâncio-airense de Cultura e Inovação (Movaci).
“Minha maior alegria foi transformar meu sonho de educador em realidade e, com isso, também transformar os sonhos de outras pessoas. Tudo isso em uma instituição pública. Poder dar a chance de os estudantes usufruírem disso é muito gratificante”, completa.
Com o encerramento do mandato, Conceição continuará como professor de Biologia no IFSul de Venâncio. Também pretende iniciar o doutorado e trabalhar com projetos de aprendizagem criativa, com expectativa de parcerias com diversas empresas, como a Lego.
Sobre o candidato a diretor
Geovane Griesang, 40 anos, é natural de Venâncio Aires e atua como servidor do IFSul há 6 anos. É bacharel em Ciências da Computação e mestre em Sistemas e Processos Industriais, pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Atualmente, é professor e coordenador do curso técnico em Informática do IFSul Venâncio, mas Griesang já foi professor da Unisc nos campus de Santa Cruz do Sul e Montenegro, de 2013 até 2015.
O principal objetivo da gestão, conforme Griesang, é fortalecer o tripé do ensino, pesquisa e extensão, além de ampliar a participação do campus na comunidade e atuar na gestão com competência e e democracia.
Griesang acredita que os maiores desafios a serem enfrentados serão de gerenciamento da instituição, com um orçamento cada vez mais enxuto, e promover aprendizagem no contexto da pandemia, desde o acesso até a permanência e o êxito de todos os estudantes.
O diretor-geral eleito tem o direito de elencar dois cargos: o diretor de Ensino e diretor de Administração e Planejamento. No momento, Griesang afirma que ainda não decidiu os nomes que ficarão à frente desses departamentos, mas que nos próximos dias serão divulgados. Já a equipe de coordenadores, dos cursos, pesquisa e extensão, é eleita por consulta entre os servidores.
Debate e entrevistas
- Antes do dia das eleições, são oportunizados momentos para que a comunidade conheça os candidatos.
- Na quinta-feira, 25, ocorreu a primeira entrevista com o candidato a diretor-geral, que pode ser conferida no canal IFSul Venâncio Aires, no Youtube, e mais dois momentos estão marcados para acontecer, na terça-feira, 30, às 15h30min e na quarta-feira, 31, às 19h30min, também pelo canal. Da mesma forma terá um debate com os concorrentes a reitor, na quinta-feira, 1, às 14h, no canal IFSul Transmissões, no Youtube.
- Os servidores dos campi IFSul podem encaminhar questionamentos aos candidatos por meio do formulário disponibilizado no site do IFSul, até três horas antes do início da entrevista ou debate.
- Já a comunidade externa, durante o debate ou as entrevistas, pode votar na temática que gostaria que os candidatos discorressem. O link para esse formulário será disponibilizado no chat da transmissão, no momento da atividade.
LEIA MAIS: