Na quarta- feira, 24, a Vigilância Sanitária de Passo do Sobrado recebeu a confirmação do Lacen, de que duas das amostras encaminhadas na última semana foram positivas para larvas do Aedes Aegypti em dois quarteirões do município, 23 e 50. As coletas foram realizadas pela agente de endemias do município durante a sua atividade diária.
Com isso, Passo do Sobrado, está com status de município infestado e com cuidados redobrados para as duas novas identificações. Há cerca de um ano, o município já havia entrado no status de infestado, devido outra amostra de larva do mosquito ter sido encontrada.
Na próxima semana estará sendo realizada a atividade do Levantamento de índice de Aedes aegypti – LIA, na qual será efetivada pela Agente de Endemias, Vigilância Sanitária e Agentes Comunitários de Saúde. O mosquito Aedes Aegypti é transmissor de diversas doenças entre elas a dengue, o zika vírus, a febre amarela e a chikungunya, por isto reforçamos a população para realizar diariamente manejos de prevenção aos possíveis locais criadouros de mosquito.