Todos os idosos de 67 anos ou mais em todo o estado deverão ser vacinados contra a Covid-19 com a chegada das novas doses ao Rio Grande do Sul na manhã desta sexta-feira, 26. Ainda haverá doses suficientes para que os municípios, assim que atingirem cobertura de 100% deste grupo, iniciem a vacinação dos idosos de 66 anos. Conforme haver saldo, existe também a possibilidade de ampliar a imunização à faixa etária imediatamente anterior.
A 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS), com sede em Santa Cruz do Sul, recebeu 9 mil doses do imunizante. Conforme documento divulgado pelo Estado, Venâncio Aires receberá 1.830 vacinas; Mato Leitão 110; Passo do Sobrado 190; e Vale Verde 90.
Todas as 290 mil doses recebidas pelo Rio Grande do Sul devem ser aplicadas para a primeira dose do esquema de vacinação, e 4 mil doses ficarão armazenados na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) para estoque de reserva.
Esta decisão foi pactuada entre Secretaria da Saúde (SES) e municípios gaúchos, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), na manhã desta sexta-feira. “A próxima remessa será utilizada para a aplicação da segunda dose das pessoas que receberam a vacina da remessa anterior”, explicou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.
A distribuição destas doses começou a ser realizada ainda na sexta-feira. Um helicóptero da Brigada Militar e um da Polícia Civil fizeram a entrega às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) 5 (Caxias do Sul), 4 (Santa Maria) e 10 (Alegrete). Para segunda-feira, 29, ficou agendada a retirada das doses das coordenadorias 7 (Bagé) e 17 (Ijuí) e de municípios próximos a Porto Alegre pertencentes da 1ª CRS. As demais foram realizadas por via terrestre ainda na manhã de sexta.
“Começamos a melhorar alguns indicadores em relação à pandemia, graças aos esforços de todos. Queremos agradecer aos que estão engajados no combate a essa doença”, ressaltou Arita.