Estado e Exército distribuem 92 mil frascos de medicamentos do kit intubação nesta terça

-

Para dar continuidade à assistência a pacientes graves de Covid-19 intubados em leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), a Secretaria da Saúde (SES) e o Exército Brasileiro irão distribuir, nesta terça-feira, 6, 92.799 frascos de sedativos e bloqueadores neuromusculares a 69 hospitais gaúchos. Os medicamentos Atracúrio, Cisatracúrio, Midazolam e Rocurônio fazem parte do chamado kit intubação, necessários ao procedimento de ventilação mecânica em pacientes com dificuldades respiratórias.

Entre as casas de saúde gaúchas beneficiadas está o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), de Venâncio Aires. O administrador do HSSM, Fernando Siqueira, confirma que a instituição segue sofrendo com o racionamento dos medicamentos pela alta demanda de pacientes intubados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Os pacientes estão sedados, mas com medicações similares ou composições de medicamentos, com medicamentos que não se utilizavam mais há cinco anos, por exemplo”, comenta.

De acordo com ele, em geral, as remessas dos kits intubação que chegam ao hospital são muito menores do que o volume utilizado no hospital. “Infelizmente a demanda é muito grande e o que chega é usado no mesmo dia.”

Essa nova remessa foi enviada pelo Ministério da Saúde, e os critérios de rateio são de competência da SES. O armazenamento e a distribuição são realizados com auxílio do Exército Brasileiro. Os produtos são separados e armazenados no 3º Batalhão de Suprimento, em Nova Santa Rita, e, posteriormente, distribuídos pelo 3º Grupamento Logístico.

Segundo o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica da SES, Roberto Schneiders, esta é uma quantidade importante, porém ainda pequena frente à necessidade dos hospitais. “Estamos fazendo todos os esforços de competência do Estado possíveis para seguirmos abastecendo a rede e, assim, garantir conforto aos pacientes nesse momento difícil”, explica. Para otimizar a distribuição, medicamentos semelhantes ou que produzem o mesmo efeito estão sendo partilhados a hospitais diferentes.

*Com informações do Governo do Estado



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido