Nesta sexta-feira, 9, a nova estrutura da Calçados Beira Rio em Mato Leitão será inaugurada, em uma solenidade agendada para começar às 10h. A unidade da empresa foi reconstruída depois de ter sido destruída por incêndio na madrugada do dia 17 de março do ano passado. O novo prédio tem 7,3 mil metros quadrados e foi erguido a partir de um investimento R$ 43 milhões.
Segundo o presidente da Beira Rio, Roberto Argenta, no local, haverá corte e envio de corte para terceiros, além da recepção do sapato pronto e finalizado, a revisão (qualidade) e o embarque, que corresponde ao envio dos pedidos produzidos nessa filial aos clientes nacionais e internacionais. A empresa gerará 180 empregos diretos e 1,5 mil postos de trabalho indiretos.
“A novidade é que os sapatos irão cortados para os terceiros, o que trará ainda mais qualidade aos calçados e maior agilidade, seguindo a racionalização dos processos fabris”, explica Argenta. Ainda de acordo com o presidente, a representatividade da fábrica de Mato Leitão (filial 6) vai representar aproximadamente 6% do faturamento global da Calçados Beira Rio. Outra novidade dessa nova estrutura é que o acesso será pela Avenida Alfredo Pilz.
Expectativa
Para o prefeito Carlos Bohn, a inauguração da obra de reconstrução da Beira Rio representa um momento de alegria e gera uma expectativa muito positiva em relação à movimentação da economia local. “É extremamente importante para toda a nossa comunidade, para o Município, para as famílias que têm a expectativa de empregos e para toda a nossa região. Vai ficar marcada na história a retomada das atividades, em um período relativamente curto”, destaca.
O chefe do Executivo ainda salienta que o retorno das atividades da empresa fortalece a economia do município, em especial o comércio e a prestação de serviços. A Calçados Beira Rio é a maior empresa da Cidade das Orquídeas. A fábrica contou com o apoio da Administração Municipal, por meio de incentivo industrial, para reconstruir a unidade. A Secretaria Municipal de Obras, Viação e Trânsito, auxiliou com serviços de máquinas e transporte de material e na preparação do terreno.
A supervisora de costura, Patricia Hackenhaar, 33 anos, é uma das funcionárias da Calçados Beira Rio que comemora a inauguração do novo prédio da fábrica em Mato Leitão. Ela trabalha na empresa há mais de 12 anos e, quando o prédio da filial 6 incendiou, foi transferida para a unidade de Roca Sales, no Vale do Taquari. Em janeiro, entretanto, retornou de forma definitiva para a Cidade das Orquídeas.
“É muita emoção ver tudo isso reconstruído. Receber aquela ligação no dia 17 de março, avisando sobre o incêndio, me fez perder o chão, e hoje ver que está reconstruído, é um renascimento, é muito satisfatório e emocionante”, ressalta. Patricia ainda salienta que a Beira Rio sempre prezou muito pela formação da equipe e em oferecer oportunidades aos colaboradores.
“É muito gratificante ver tudo isso reerguido. É algo único, difícil de explicar. Só tenho gratidão por trabalhar aqui”, acrescenta. Para ela, a empresa tem grande importância na geração de empregos e para a economia da Cidade das Orquídeas.