A Vigilância Sanitária de Venâncio Aires confirma mais dois casos de dengue em 2021. São os primeiros casos autóctones confirmados neste ano, que é quando a doença é contraída dentro do município. Antes disso, um caso importado já tinha sido confirmado no começo do ano. Um homem, de 39 anos, contraiu a dengue em Mato Grosso. A informação foi confirmada em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da rádio Terra FM.
Conforme o coordenador da Vigilância Sanitária e Ambiental do município, Gabriel Alves, o primeiro caso autóctone é de uma mulher de 39 anos, moradora do bairro Aviação. Segundo ele, a pessoa tem residência em Santa Catarina, mas está há mais de um mês em Venâncio, o que confirma que a dengue foi contraída no município.
O segundo caso de dengue foi confirmado por um exame feito por um laboratório particular e, seguindo os protocolos de saúde pública, ainda aguarda-se o resultado do exame do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen). Este segundo caso também é de uma mulher, de 69 anos, moradora do mesmo bairro. Segundo Alves, a exemplo do ano passado, Venâncio tem status de infestado pelo mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue. Conforme a Vigilância, os bairros que registram maior número de focos do mosquito são Centro, Coronel Brito, Cidade Alta, Aviação, Brígida e Gressler.
Medidas de prevenção contra o mosquito
A transmissão da dengue, zika e chikungunya ocorre pela picada do Aedes aegypti. O inseto tem, em média, menos de um centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, na cabeça e no corpo. Para se reproduzir, ele precisa de locais com água parada, que é onde ele deposita os ovos. Por isso, o cuidado para evitar a sua proliferação busca eliminar esses possíveis criadouros, impedindo o nascimento do inseto. Entre as medidas, recomenda-se:
– Tampar caixas d’água, tonéis e latões;
– Guardar garrafas vazias viradas para baixo;
– Guardar pneus sob abrigos;
– Não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia;
– Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises;
– Manter lixeiras fechadas;
– Manter piscinas tratadas o ano inteiro.
Os principais sintomas da dengue
– Febre alta (maior que 38.5°C), de início abrupto e que dura entre 2 e 7 dias;
– Dores musculares intensas;
– Dor ao movimentar os olhos;
– Mal-estar;
– Falta de apetite;
– Dor de cabeça;
– Manchas vermelhas no corpo;
– Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Fonte das dicas de prevenção e dos sintomas: Secretaria Estadual de Saúde