Tem sido uma novela a questão do futsal gaúcho em 2021. Se tentou de todas as formas a unificação das competições da Federação Gaúcha de Futsal (FGFS) e Liga Gaúcha. Ficou somente na tentativa.
A FGFS vai organizar a Série Ouro tanto que já definiu o número de participantes, a fórmula de disputa e quando inicia e ponto final. Bastou a FGFS anunciar para que a Liga Gaúcha também promovesse sua reunião técnica. Ela será hoje, no final da tarde. Assim saberemos neste sábado quais as equipes que disputarão a Liga Gaúcha de Futsal 2021 ao lado da Assoeva, ACBF e Atlântico. Chegou a ser anunciado que se houvesse a unificação, poderia se ter até 27 equipes presentes. Como a FGFS já definiu seu Estadual, o número de participantes deve reduzir na Liga Gaúcha. Tendência é que a entidade mesmo assim ainda consiga reunir um número maior de participantes. Se confirmar, é bem provável que a entidade irá usar do marketing de maior competição do Rio Grande do Sul. Nada mais justo. Cada um luta com as armas que tem.
A Liga Gaúcha definindo seu Estadual, vamos ter as duas competições mais importantes da modalidade adulta alinhadas. Para junho está projetada a competição da FGFS. A Liga Gaúcha define hoje quando começa. As poucos tudo vai tomando forma, não como se previa no começo mas ao menos é um ponto de partida. Algumas flexibilizações já existem mas pelo visto, em junho, tudo será bem diferente.
Organização acima de tudo
O lado positivo de quando tivermos a liberação de jogos, é que as entidades de Venâncio Aires ao menos em termos de calendário estão organizadas. Segue no momento o que foi definido no começo do ano, ou seja, inicialmente as finais da Copa Serrana para depois o começo da Taça da Amizade e após o término dessa, a largada do Campeonato A Liga.
Competições de futsal, como já é de praxe, andam de forma paralela.
Retomada em maio? Será? Alguma competição talvez mas com liberação de público a projeção já é bem outra.
Se formos aguardar pela vacinação da maior parte das pessoas, já não sei quando teremos então bola rolando.
TOMA LÁ, DÁ CÁ
# Sem Gauchão no fim de semana, resta acompanhar na manhã de domingo a decisão da Supercopa. Jogaço entre Palmeiras e Flamengo. Será às 11h.
# Gauchão teve os próximos jogos remanejados. Anteciparam Aimoré e Inter em razão da televisão, para a quarta-feira, 14. Grêmio terá que jogar na sexta-feira, 14, contra o Caxias, e no domingo, 18, contra o NH.
# Assoeva retornando para as competições da Liga Gaúcha de Futsal.
* * * Pelo Campeonato Gaúcho, a FGF antecipou o jogo entre Aimoré e Inter para quarta-feira, 14, no Cristo Rei, a partir das 21h30min.
Já o confronto atrasado entre Caxias e Grêmio, ainda da primeira rodada, ficou para o dia 16, no Centenário, em Caxias do Sul.
* * * O São Caetano, clube do ABC Paulista, acertou nesta semana a contratação de mais dois reforços visando o Campeonato Paulista. Um deles é o meia Lucas Surcin que tem 27 anos. O outro é o polivalente – atua tanto na ala direita quanto de volante – Matheus Surcin, de 23 anos. Lucas e Matheus são filhos de Marcelinho Carioca, um dos maiores ídolos do Corinthians.
* * * Léo Moura, ex-lateral do Grêmio, ainda é sondado por alguns clubes. O jogador admitiu ter ficado balançado diante do convite por parte do São Caetano. Acontece que o jogador não pensa em um retorno imediato aos gramados.
* * * Virou uma ‘novela’ a questão do Sport anunciar seu novo técnico. Clube está sem comandante desde o início da semana, quando Jair Ventura foi demitido devido ao começo ruim de temporada. Clube está em processo de eleição do novo presidente. Depois disso dai sim irão definir o técnico.
* * * O Paraná recebeu uma notícia nada agradável em meio à grave crise financeira. Isso porque o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região condenou o clube por não pagar uma premiação a cinco jogadores em 2017. Naquele ano, o Paraná conseguiu o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Depois da conquista em 2017, o Paraná acumula rebaixamentos e atualmente está na Série C.
* * * Na quarta-feira, 7, pela Copa do Brasil, teve venâncio-airense em ação. Gabriel Davis dos Santos, que atualmente defende as cores do Manaus, enfrentou a equipe do Bahia. Os baianos levaram a melhor: 4 a 1. Gabriel Davis é titular na equipe do Manaus que é comandada por Luizinho Lopes.