Airton Artus se licencia da Assembleia Legislativa e volta para Venâncio Aires

-

O ex-prefeito Airton Artus (PDT) confirmou, nesta sexta-feira, 9, que vai se licenciar da função de coordenador de bancada do PDT, na Assembleia Legislativa, para retornar a Venâncio Aires. Artus diz que vai voltar à Capital do Chimarrão para assumir a administração da Clínica São Vicente, da qual é proprietário, bem como retomar a lotação de servidor público, no Centro de Atendimento de Doenças Infectocontagiosas (Cadi). “Inicialmente é uma licença, mas que deve ser definitiva. Isso porque minhas filhas, que estavam tocando a clínica, têm uma série de outros afazeres”, comentou ele.

O médico já havia solicitado há mais tempo o afastamento da Assembleia. No entanto, a líder da bancada no Palácio Farroupilha, deputada estadual Juliana Brizola (PDT), pediu que ele ficasse até o meio do ano. Como a pandemia se agravou e a Assembleia, além de interditar dois andares, não recebe pessoas que fazem parte dos grupos considerados de risco, Artus, de 63 anos, decidiu pela antecipação da despedida. “Estava impedido de entrar na Assembleia”, brincou, acrescentando que a carga de trabalho cresceu consideravelmente, pois precisava participar de muitas reuniões virtuais representando os pedetistas.

“As minhas prioridades são as mesmas do PDT: educação, trabalho e saúde. No entanto, também me considero um desenvolvimentista e, neste momento, a nossa região não tem um representante com esta característica na Assembleia Legislativa.”

AIRTON ARTUS – Ex-prefeito de Venâncio Aires

Projetos

Artus garantiu que vai continuar acompanhando os projetos da bancada que estão em tramitação, em especial o que cria uma nova modalidade de auxílio financeiro para os hospitais filantrópicos e santas casas do Rio Grande do Sul. A proposta é de compensação de até 5% em relação ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) devido pelas empresas para a destinação direta a hospitais previamente cadastrados. “A bancada reconhece o meu trabalho referente à iniciativa”, argumentou o político.

Interlocução

Na quinta-feira, 8, Artus visitou o prefeito Jarbas da Rosa (PDT), oportunidade na qual recebeu o convite para atuar como interlocutor junto aos médicos das unidades de saúde de Venâncio Aires. “Aceitei na hora, pois é um trabalho que vou exercer voluntariamente, sem ganhar FG (função gratificada. Vai ser uma colaboração, pois entendo que o momento pede o engajamento de todos os profissionais de saúde”, afirma.

Futuro

• Sobre o futuro, Airton Artus acredita que não vai perder influência política deixando a função de coordenador do PDT na Assembleia Legislativa. Ele diz que tem um condição consolidada, um grupo que está fechado para a eleição a deputado estadual em 2022. “Na eleição passada, este grupo estava dividido, pois além do meu nome, apoiava o de outro candidato. Desta vez, vou conseguir reunir toda a força”, explicou.

• Primeiro suplente do PDT no Palácio Farroupilha – fez 24.408 votos e ficou 199 atrás do último eleito, Luiz Marenco (PDT), que somou 24.607 -, Artus entende que a mudança será importante para sua afirmação nos vales do Taquari e Rio Pardo, onde diz que tem apoio consolidado até mesmo de lideranças de outros partidos.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido