Por Débora Kist e Taiane Kussler
A possibilidade de Venâncio Aires contar com um centro de referência para autismo será pauta de uma reunião marcada para terça-feira, 20, na Prefeitura. A ideia é discutir o assunto com a Secretaria de Saúde, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a Associação Pró-Autismo de Venâncio Aires – Esperança Azul.
Segundo o prefeito Jarbas da Rosa, o Município tem o interesse em receber um dos centros regionais que serão criados no Rio Grande do Sul para o fortalecimento da Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtornos do Espectro Autista (TEA). “Se Venâncio se habilitar, a ideia é que seja na região central, mas vamos verificar com os parceiros do projeto. Por isso teremos uma reunião no início da próxima semana”, adiantou Jarbas.
O Estado vem divulgando a ideia através do programa ‘TEAcolhe’, lançado oficialmente no dia 5 de abril, e que possibilita a criação de 30 Centros Regionais de Referência (CRR) e sete Centros Macrorregionais de Referência (CMR).
Na área de abrangência da 13ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS), que inclui 13 municípios, será instalado um centro e na macrorregional, que inclui as coordenadorias de Cachoeira do Sul, Lajeado e Santa Cruz do Sul, mais um centro será instituído.
Poderão participar do edital, instituições de serviços públicos de saúde, educação e assistência social com ou sem fins lucrativos para concorrer ao Centro Regional de Referência e instituições sem fins lucrativos para o Centro Macrorregional de Referência. O prazo para participar do edital de seleção de propostas se encerra no dia 10 de maio.
Importante
A criação de um centro específico animou a presidente da Associação Esperança Azul, Ramone Mohr. “Seria muito importante e gostaria que fosse possível vir para Venâncio. Porque tem crianças com grau moderado ou grave e esse centro seria específico para elas.”
Conforme Ramone, não há uma certeza de quantas crianças com autismo têm no município, o que, segundo ela, deve ser confirmado no próximo Censo Demográfico. No caso da Esperança Azul, são 40 famílias cadastradas.
Avaliação
Além da Esperança Azul, a Apae de Venâncio Aires também realiza um trabalho importante e são cerca de 50 pessoas diagnosticadas com autismo atendidas, dando suporte também a familiares, e que abrange os municípios de Mato Leitão, Vale Verde e Passo do Sobrado.
Segundo a diretora, Grazieli Winkelmann, a instituição está participando de reuniões e estudando materiais referentes à proposta lançada pelo Governo do Estado. “Levando em consideração que é uma situação bastante complexa, que envolve vários aspectos como estrutura física, recursos humanos e financeiros, e atendimento a uma demanda de vários municípios, neste momento, a Apae ainda está avaliando a possibilidade de se habilitar ou não.”
Funcionamento
Cada Centro Regional de Referência em TEA será destinado ao atendimento dos casos severos, graves e refratários da região, definidos por protocolo previamente estabelecido.
De acordo com a coordenadora de saúde mental da 13ª CRS, Marta Regina Mueller, as pessoas com Transtorno Espectro Autista (TEA) que se enquadram nestes níveis são aquelas que já passaram por várias metodologias, sendo que nenhuma surtiu efeito benéfico, por isso, serão criados protocolos específicos para atender estes casos.
Assim que estes centros forem criados, as instituições continuarão fazendo o acolhimento das pessoas com Transtorno Espectro Autista (TEA) e a rede territorial de atenção, que vai fazer o encaminhamento do atendimento para os centros regionais, caso forem enquadrados. “No final do processo, todos os profissionais envolvidos receberão uma capacitação. A proposta irá oferecer um atendimento personalizado e qualificado para atender a demanda”, explica Marta.
Ela complementa que a medida será importante para que as redes municipais de saúde se mantenham articuladas. “No primeiro momento, a coordenadoria vem trabalhando na divulgação deste processo, e logo, que os centros regionais e macrorregionais forem criados, nosso compromisso será monitorar e avaliar a execução destes serviços.”