O incalculável prejuízo para a educação

O retorno das aulas presenciais vem gerando debates políticos, jurídicos, educacionais e, principalmente, vem pautando milhares de lares do Rio Grande do Sul, principalmente naqueles onde há crianças ou adolescentes em idade escolar.
Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta para os prejuízos que a pandemia vem causando na educação. Segundo a pesquisa, divulgada em janeiro deste ano, a educação brasileira pode retroceder até quatro anos nos níveis de aprendizagem devido à necessidade de suspensão das aulas presenciais na pandemia. A pesquisa encomendada pela Fundação Lemann mostra que esse é considerado o pior cenário, em que os estudantes não teriam aprendido o conteúdo durante o ensino remoto. Mesmo no cenário otimista, em que os alunos teriam aprendido por meio do ensino remoto tanto quanto aprendem no presencial, a pesquisa mostra que a educação também pode ter perdido, por exemplo, três anos em língua portuguesa.
A defesa do retorno às salas de aula motiva a carreata programada para esta quarta-feira, feriado de Tiradentes, a partir das 17h, na região central de Venâncio Aires.

Emergência odontológica nos fins de semana

Venâncio Aires trabalha para ofertar um plantão odontológico público aos fins de semana, além de um convênio para cirurgias bucomaxilofacial. A informação foi confirmada na última sexta-feira, 16, pela Prefeitura. A demanda é uma luta de pelo menos duas décadas do vereador e dentista André Puthin (MDB).

Conforme o prefeito Jarbas da Rosa, se articula, junto à 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, um convênio de serviços cirúrgicos odontológicos em parceria com o Hospital São Sebastião Mártir. Ao mesmo tempo, se busca um aditivo contratual para criação do plantão de emergências odontológicas. “Já solicitamos estudos para implantação desse plantão. É uma carência da nossa rede que poderá ser sanada através do hospital ou mesmo da UPA, por exemplo. Os detalhes estão sendo alinhados e nossa expectativa é poder anunciar, em breve, o início desse serviço”, adianta o chefe do Executivo.
Segundo a vice-prefeita Izaura Landim, a rede pública de saúde já possui emergência odontológica nos postos de saúde durante a semana, mas sem cobertura aos fins de semana ou fora de horário de funcionamento dos postos.

Divulgação/ AI Prefeitura

RSC-287

A empresa espanhola Sacyr, que irá administrar a RSC-287 por meio do consórcio Via Central, confirmou que vai instalar sua sede administrativa em Santa Cruz do Sul. A estimativa é que a operação possa gerar até 200 empregos.
A instalação da sede administrativa está prevista para iniciar em maio deste ano. O grupo espanhol assumirá a gestão da RSC-287 até junho.

Campanha Um Só time

O Guarani lança, hoje, nas redes sociais, uma série de vídeos de uma campanha para homenagear os profissionais de saúde e conscientizar a população sobre a importância de reforçar as medidas de prevenção ao coronavírus. Denominada de ‘Um Só Time’, a campanha homenageará 11 setores do sistema de saúde de Venâncio Aires. Juntos, eles formarão um time de futebol.
Uma camisa exclusiva do time rubro-negro será vendida por R$ 100 e parte do lucro será destinado à casa de saúde. Interessados podem realizar os pedidos pelo telefone (51) 9 8032-3230 ou pelas redes sociais do Guarani até o dia 30, no formato de pré-venda. A partir de 3 de maio, as camisas estarão disponíveis na Bade Esportes e com Milton Klafke.

Mate curto…

• Dia das Mães será comemorado no dia 9 de maio. A data é considerada, há anos, a segunda mais importante para o comércio, atrás, apenas, do Natal. Pesquisa da Fecomércio-RS divulgada nessa semana mostra que 47,9% dos entrevistados tem intenção de presentear na data.

• Assemp vai realizar Oktoberfest Digital no mês de maio. As transmissões vão ocorrer dias 19, 20, 21,22, 26, 27, 28 e 29 de maio, das 20h às 22h, pelos perfis do Facebook e canal do YouTube da festa. A edição especial tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC/RS) e busca valorizar os artistas locais.



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há mais de 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora. A jornalista coordena a produção jornalística da redação integrada com a Rádio Terra FM. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso e apresenta o programa Folha 105 - 1ª edição, de segunda a sexta-feira, ao vivo, das 11h às 12h.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido