No fim da tarde desta quarta-feira, 21, pais, professores e representantes de escolas do município se reuniram para um ato de manifesto que pede o retorno das aulas presenciais no município. O pedido dos participantes é que a bandeira imposta pelo Governo do Estado, no sistema de Distanciamento Controlado seja flexibilizada e que os protocolos permitam o retorno das aulas presenciais, principalmente para alunos da Educação Infantil e 1º e 2º ano do Ensino Fundamental.
Uma das participantes, Janira Zang, é mãe de três filhos, dois deles gêmeos de 4 anos, aguardam vagas em uma escola infantil do município, e o filho mais velho, de 12 anos é estudante da rede pública. Atualmente, Janira é dona de casa, ajuda nos cuidados dos filhos e os acompanha coma s tarefas escolares. “Vejo que eles não estão tendo o estudo necessário, e muitas vezes as dúvidas não são respondidas”, afirma a mãe.
Janira defende que a retomada com segurança já é possível, e reforça que o prefeito Jarbas da Rosa e o secretário da pasta da Educação, Emerson Elói Henrique asseguram que o município está preparado. “Em casa o aprendizado é completamente diferente, as crianças precisam ir para a escola.”, completa.
A carreata seguiu pelas ruas da cidade e foi finalizada em frente à Secretaria Municipal de Educação, com parada simbólica. Os participantes realizaram no local o canto do hino do Rio Grande do Sul. Segundo os organizadores, a manifestação teve grande número de pais e contou com mais de 300 carros.
Confira o vídeo:
LEIA MAIS: