Prefeitura recebe mais de 1,4 mil inscrições para receber composteiras

-

As inscrições para o Programa de Compostagem Doméstica, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foram encerradas na terça-feira, 20, e chegaram na marca de 1.459 inscritos. Por meio de recurso federal repassado ao Município, serão distribuídas 1,9 mil composteiras.

A primeira inscrita do programa foi a professora da Educação Infantil e anos iniciais, Josiane Beatriz Bergmann, 36 anos. A moradora do bairro Santa Tecla afirma que já tinha a intenção de participar do programa desde que ouviu falar sobre ele. “Como professora tenho um projeto de ensinar os pequenos sobre a preservação da natureza e sobre o aproveitamento de alimentos”, completa.

Josiane explica que em sua casa já fez duas tentativas de composteiras domésticas, porém não teve sucesso. “Fiz uma no chão e acabou atraindo muitos bichos, e a segunda fiz com dois recipientes, mas eles enchem muito rápido, então talvez eu não tenha feito da forma correta”, afirma. A professora esclarece que pretende colocar na composteira tudo que for possível, como cascas de frutas, erva e grama.

Entenda como funciona a compostagem

  • A compostagem em caixas é ideal para quem tem pouco espaço e necessita de praticidade. O conjunto de caixas utilizadas para essa prática, chamado de composteira, pode ficar em qualquer cantinho da casa, com preferência para áreas cobertas, como lavanderia, sacada ou cozinha.
  • A composteira tem três caixas. A caixa que fica na parte superior é utilizada para depositar resíduos orgânicos e matéria seca. A compostagem pode ser feito com ou sem minhocas.
  • A caixa que fica na parte superior é utilizada para depositar resíduos orgânicos e matéria seca. Quando ela estiver cheia, em aproximadamente um mês, deve ser trocada de posição com a segunda.
  • Na caixa do meio, os resíduos orgânicos fiarão decompondo por aproximadamente um mês até se transformarem em adubo. Não devem ser acrescentados resíduos após o período de descanso.
  • Na última caixa ficará acumulado o biofertilizante: adubo químico de excelente qualidade, gerado durante o processo de compostagem de minhocas.

LEIA MAIS:

notícias últimas Folha do Mate



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido