Venâncio tem o menor número semanal de casos de Covid de 2021

-

Depois de Venâncio Aires ter atingido o pico de casos e mortes de coronavírus, em março, abril se aproxima do fim com um cenário bem mais ameno e animador. Na semana passada, foram diagnosticados 122 casos de Covid-19, no município. O número é o mais baixo dos últimos cinco meses – na última semana de novembro haviam sido registrados 93 casos, menor número de lá para cá.

Se comparados com o período mais crítico da pandemia com relação a novos casos (primeiros sete dias de março, quando foram 824 pacientes com resultado positivo), os números da semana passada são quase sete vezes menores. Além disso, não ocorreram mortes em decorrência do coronavírus desde o dia 19.

Para além das análises de números, a redução drástica nos casos da doença é confirmada por quem atua nos serviços de saúde. “Temos esse sentimento, principalmente, com relação aos atendimentos nos Centros Respiratórios e nos postos de saúde. Casos ativos e novos casos diminuíram 90%. Percebemos essa redução nos últimos 30 dias e uma estabilização nas duas últimas semanas”, analisa o prefeito e médico Jarbas da Rosa.

Ele observa que a queda de casos ocorre mesmo após a Páscoa e reabertura do comércio não essencial. “É a comprovação de que não são o comércio e a indústria os responsáveis pelo aumento de casos, pois esses serviços funcionam em ambientes controlados. A situação se agrava em momentos em que não há cuidado, como festas clandestinas. Por isso, a importância da fiscalização para evitar que os números aumentem.”

De acordo com ele, enquanto o Centro de Atendimento Respiratório (CAR) da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) tem atendido uma média diária de 28 casos, o do posto Gressler tem realizado de oito a dez consultas. “É uma queda substancial.” Por conta disso, no Gressler, reduziu-se o período de atendimento médico, concentrado apenas de manhã.

A equipe de enfermagem permanece à tarde também, com realização de exames, o que também está sendo realizado em postos de saúde. “Com essa queda, também conseguimos direcionar alguns técnicos em Enfermagem para a vacinação”, comenta o prefeito.

O superintendente administrativo da UPA, Rodrigo da Silva, também confirma a redução dos atendimentos no CAR junto à unidade, nos últimos 15 dias. “O número de atendimentos reduziu, assim como a complexidade dos casos. Nem se compara com a gravidade de março”, afirma.

LEIA MAIS:

Venâncio confirma 44 casos de coronavírus nesta segunda-feira



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido