A aplicação de larvicidas e as campanhas de conscientização da população ainda não estão conseguindo inibir o avanço dos casos confirmados de dengue, em Venâncio Aires. Embora ainda distante da situação de muitas outras cidades gaúchas, que registram centenas de positivados, a Capital do Chimarrão, dobrou em uma semana o número de casos.
Na semana passada, conforme a enfermeira Carla Lili Müller, o setor epidemiológico notificou seis casos positivos da doença e nesta semana, este número passou para 15 confirmados, dos quais dois estão em tratamento no hospital São Sebastião Mártir. Conforme a enfermeira, até a tarde desta quinta-feira, 29, foram notificados 47 casos, dos quais 15 foram positivados, 26 descartados e seis estão em análise.
Mutirão
A Vigilância Sanitária e Ambiental organiza mais um mutirão pelos bairros da cidade para o sábado, 8 de maio. Conforme o coordenador do setor, Gabriel Alves, a intenção é promover ações buscando abranger mais residências, já que os moradores costumam estar em casa para autorizar a entrada das equipes nos pátios.
“O trabalho das equipes vai contar com apoio de um caminhão da secretaria de Meio Ambiente para o recolhimento de resíduos, porém não serão recolhidos entulhos e restos de obras, galhos ou móveis“, informa Alves. Segundo ele, entre as localidades prioritárias para receber o mutirão, estão os bairros União, Centro, Aviação e Cidade Nova, onde foram notificados casos positivos. Também está previsto o trabalho nos bairros Macedo, Brígida, Cidade Alta, Coronel Brito, Bela Vista e Gressler.
Alves fala da importância dos moradores autorizarem a entrada das equipes nos pátios de suas residências. “Os servidores estarão identificados e farão o trabalho de orientação para ajudar as famílias no reconhecimento de pontos que possam estar propiciando a reprodução de mosquitos”, explica o coordenador.
Combate
Alves lembra sobre a importância do uso de repelente e a necessidade de eliminação de criadouros em pneus e lixos. É preciso tampar ralos, vedar reservatórios de água, fazer a limpeza de calhas, colocar areia em pratinhos de plantas, aplicar cloro em piscinas e escovar potes de animais semanalmente. Nas plantas que acumulam água como bromélias, é indicado borrifar uma solução com água sanitária (uma colher de sopa para um litro) e água.
LEIA MAIS: