Depois de finalizada a primeira fase que culminou com o rebaixamento do Esportivo e mais o Pelotas, vai começar neste domingo, 2, a fase semifinal do Campeonato Gaúcho. Foram 66 jogos na fase inicial que apontou como semifinalistas as duplas Gre-Nal e Ca-Ju. Será a capital contra os clubes do interior buscando as duas vagas na decisão. Os primeiros 90 minutos serão na Serra Gaúcha.
A semifinal terá o pontapé inicial na Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. O confronto entre Juventude e Inter, às 16h, terá Douglas Schwengber da Silva no apito.
Depois da goleada de 4 a 0 na estreia pela Libertadores da América no Beira-Rio, a palavra de ordem no elenco colorado é começar com o pé direito a semifinal do Estadual. Para tanto, o técnico Miguel Ramírez trabalha com o intuito de colocar força máxima em campo. “Mostra a seriedade com que estamos trabalhando. Agora em diante cada jogo será uma decisão. O Gauchão é uma das prioridades do clube na busca por títulos na temporada”, define o comandante.
Caxias e Grêmio se enfrentam no Estádio Centenário, a partir das 19h. Vinícius Gomes do Amaral será o árbitro.
Mesmo que tenha atuado na quinta-feira pela Copa Sul-Americana, a tendência do técnico Tiago Nunes, do Grêmio, é garantir a maior presença possível dos titulares em campo. “Cada competição tem seus desafios. No Gauchão a cobrança existe por uma classificação na primeira fase, passar na semifinal e depois tentar o título. Estamos na metade deste caminho”, disse o técnico recém chegado.
Na primeira fase foram 66 jogos. Foram 25 as vitórias dos mandantes, 20 dos visitantes e 21 empates. Foram 164 gols com 90 dos mandantes e 74 dos clubes visitantes.