Um grande debate em prol da preservação das nascentes de água em Mato Leitão foi estabelecido na sessão semanal do Legislativo. Vereadores ressaltaram a importância do mapeamento e ações técnicas de conservação de olhos e cursos d’água. A discussão do tema, na noite de terça-feira, 4, envolveu tanto parlamentares da situação quanto da oposição.
O assunto ganhou força a partir de indicação apresentada pelo vereador Zeca Rodrigues (PDT) ao Executivo. No documento, ele sugere a realização de levantamento das vertentes e nascentes existentes no município. Ele destaca que, nos períodos de estiagens, esses olhos d’água poderiam ser integrados ao sistema de abastecimento de água potável.
“O projeto inclui a análise a ser feita com a finalidade de investigar e aferir a potabilidade da água para o consumo humano e animal”, justifica Rodrigues. Ele também observa a importância de a conscientização da comunidade ser reforçada, para o sucesso do projeto. “Se a situação se agravasse poderia faltar água em propriedades de Mato Leitão. Água é vida. Água é tudo”, destaca o vereador. A partir do documento, vários foram os vereadores que contribuíram para o estabelecimento de um debate em torno do tema.
Os parlamentares Volnei Hochscheidt (Progressistas) e Emerson Kirch (PSDB) apoiaram a iniciativa e ressaltaram que trabalho semelhante já foi realizado em anos anteriores, entre Prefeitura e escritório local da Emater/Ascar-RS. Luciano Vargas (MDB) reforçou a importância da preservação e do reflorestamento da mata ciliar nos arroios de Mato Leitão.
Melhorias de infraestrutura para Santo Antônio e Boa Esperança
Os vereadores Zeca Rodrigues (PDT) e Rony Stöhr (PSDB) reivindicaram à Secretaria Municipal de Obras, Viação e Trânsito a repintura da sinalização da pista, do quebra-molas e cordão, bem como, a substituição da pintura de meio-fio da faixa amarela existente ao longo do trecho pavimentado no Centro de Vila Santo Antônio.
Rodrigues quer também que a Prefeitura faça a pintura de postes do alambrado no Parque Municipal das Orquídeas, em Vila Santo Antônio. Vargas indica que o Executivo estude a possibilidade de ampliar o horário de atendimento odontológico.
Paralelamente, a vereadora Clair Sell Konrad (Progressistas) reivindica que a Prefeitura providencie melhorias em estrada que dá acesso à propriedade de Valmor e Sirlene Nyland, bem como, ao acesso de estufas de verduras do casal, em Linha Boa Esperança Alta.
Contratações
Os vereadores aprovaram projeto de que autoriza a Prefeitura a contratar até dois profissionais para atuarem como como auxiliares em saúde bucal. Uma das contratações terá carga horária de 20 horas semanais, necessária para substituição de profissional que, em função da pandemia, foi remanejada para outros atendimentos. O segundo contratado atuará 40 horas semanais. A contratação terá vigência de um ano, podendo ser renovada por igual período.
LEIA MAIS: