A Administração de Mato Leitão vai promover um novo mutirão para realização de mamografias, com o objetivo de zerar, momentaneamente, a fila de espera pelo exame. Conforme a Secretaria de Saúde, a demanda atual chega a 160 pacientes.
A pasta destaca que, pelo menos, 140 pacientes estão fora da faixa etária atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que atende pessoas de até 49 anos e acima dos 70 anos. Segundo a Prefeitura, na faixa de idade entre 50 e 69 anos o Município já atingiu a cota de 75 exames por ano disponibilizada pelo SUS. Neste grupo, pelo menos, outras 20 pessoas aguardam agendamento para realizar o exame.
O prefeito Carlos Alberto Bohn encaminhou ao Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) um ofício solicitando a realização de um chamamento público, buscando o credenciamento de empresas ou entidades para realizar exames com preços acessíveis e, de preferência, dentro de um raio de 30 quilômetros de Mato Leitão.
“Estamos preocupados com esta lista de espera, que cresce a cada semana, e não temos perspectiva de normalização. Por isso, propomos o mutirão, para tentar zerar momentaneamente a fila”, ressaltou o chefe do Executivo. Em 2019, a Prefeitura já realizou um mutirão para atender dezenas de pacientes que necessitavam de exames de mamografia. Em junho daquele ano, 201 pessoas estavam na fila de espera. Na época, a Administração disponibilizou recursos próprios para atender a demanda.
Sobre a mamografia
A mamografia na prevenção do câncer de mama tem a função principal de detectar a doença ainda em fase inicial para que seja possível iniciar o tratamento logo em seguida. Desta forma, as chances de cura aumentam consideravelmente e os impactos da doença são minimizados.