Nesta terça-feira, 11, dia do aniversário de Venâncio Aires, a partir das 19h30min, a Associação Esportiva e Cultural Fiel Tribo Guarani realiza a live do projeto ‘As diversas faces da cultura venâncio-airense’. O evento on-line será transmitido pelas páginas da Sultel, Prefeitura de Venâncio Aires e Escola do Chimarrão.
Na noite, muitas atrações culturais, históricas e musicais marcarão os 130 anos do Município. De acordo com o vice-presidente da Fiel Tribo Guarani, Robson Filadelfo Machado Parabôa, o evento on-line tem três principais objetivos: valorizar os artistas que estão sem trabalhar normalmente devido à pandemia, incentivar a participação cultural e pedagógica em crianças e enaltecer a história de Venâncio Aires, comemorando os 130 anos.
Parabôa destaca que, durante a live, dez crianças estarão presentes no local: cinco que frequentam a ONG Parceiros da Esperança (Paresp) e outras cinco, estudantes de baixa renda da rede municipal de educação, todas escolhidas pelo Gabinete da Primeira-dama. “Queremos mostrar o futuro da cultura para essas crianças e também incentivar as demais”, completa. Elas ganharão também uniformes do projeto.
Além da participação de diversas entidades, também estarão na live convidados das culturas afro, alemã, indígena, portuguesa e a rainha da Diversidade representante LGBT. Haverá a participação especial da Corte do Carnaval, soberanas da Fenachim, do mascote Venancito e do prefeito Jarbas da Rosa.
Lei Aldir Blanc
O projeto é executado por meio do edital de Criação e Formação Diversidade das Culturas, feito com recursos da Lei Aldir Blanc, número 14.017/2020. Quem apresenta o evento é o Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Fundação Marcopolo. O projeto também recebe o apoio do Gabinete da Primeira-dama e da Prefeitura de Venâncio Aires.
Além do carnaval
1 Parabôa explica que, de 2018 até hoje, a Fiel Tribo Guarani ampliou os horizontes. “Vimos que principalmente nossa bateria, que é o carro-chefe, poderia fazer muito mais no setor cultural, além do carnaval”, comenta.
2 A partir de então, a instituição sem fins lucrativos fomenta a cultura e desenvolve projetos no município.
3 O vice-presidente enfatiza que em 2020 foram recebidos R$ 10 mil de incentivo da Lei Aldir Blanc e, com isso, o projeto foi pensado por ele, pelo presidente Gabriel Luiz de Oliveira e pelo tesoureiro Moacir Eisermann.
Atrações da live
- Grupo Alphorria
- Pedro Schwengber da Escola do Chimarrão
- Noredi e Grupo, Mestre Josi e Harmonia da Lisva
- DTG Piazito da Tradição
- Grupo Pontinha dos Pés
- Marla de Oliveira
- Thomás Lenz
- Banda Kamarilia
- Dj Jacson, Cristiano Santos e Maicon Mayer
- Banda Nova Estação
- Grupo folclórico alemão Gruner Jager
LEIA MAIS: