Na tarde da quinta-feira, 13, uma reunião definiu as próximas etapas da vacinação contra a Covid-19 em Venâncio Aires. Nessa sexta-feira, 14, foi finalizada a etapa que vacinou pessoas com comorbidades. Neste sábado, 15, tem início uma nova fase, que imuniza todos os profissionais da educação da rede pública e privada. Porém, nesta primeira etapa serão imunizados apenas os profissionais da Educação Infantil, ou seja, aqueles que atuam desde o nível I até a pré-escola B. A imunização será no Parque Municipal do Chimarrão, das 8h às 12h, pelo sistema drive-thru.
De acordo com o secretário Municipal de Educação, Émerson Eloi Henrique, conforme reunião realizada com as equipes diretivas na manhã da sexta-feira, 14, foram definidos os documentos necessários para receber a imunização (veja abaixo). Henrique afirma que todos os profissionais envolvidos na Educação Infantil serão imunizados, sendo inclusos monitores, profissionais da limpeza e da cozinha de cada instituição. O secretário também afirmou que a rede estadual ainda não está inclusa na imunização por falta de doses.
O secretário evidenciou que a escolha por iniciar com a Educação Infantil se deu por ter as turmas que mais têm contato com seus professores e funcionários, e em um período que o uso da máscara não é obrigatório, por se tratar de crianças com até 3 anos.
O secretário da educação convida a todos para levar um quilo de alimento não perecível e participar da Campanha Vacinação Solidária. “Foi algo muito aguardado, peço que todos os profissionais incluídos usem esse dia para se vacinar”, afirma.
“Nos próximos dias, vamos avançando, sempre seguindo o Plano Nacional de Imunização. Esse é um sábado histórico para a nossa categoria”.
ÉMERSON ELOI HENRIQUE
Secretário Municipal de Educação
O prefeito Jarbas da Rosa destacou que mantém as orientações do Plano Nacional de Imunizações (PNI) e, diferente de outros municípios, a decisão judicial não interrompe a vacinação de professores em Venâncio Aires.
Vacinação gripe
A Secretaria Municipal da Saúde lembra que, professores que fizeram a vacina contra a gripe devem esperar 14 dias para fazer a vacina contra Covid-19.
Documentos necessários para receber a vacina
1. Declaração assinada pela direção da escola;
2. Na declaração também constará uma autodeclaração do profissional afirmando que não recebeu qualquer vacina nos últimos 14 dias;
3. O questionário para receber a vacina também já deverá ser feito e entregue no ato da vacinação
4. Cartão do SUS;
5. Carteira de vacinação;
6. CPF.
Segunda dose
Na segunda-feira, 17, a vacinação será para segunda dose da vacina Coronavac. No Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir, a vacinação acontece das 8h às 14h para quem deveria ter realizado a vacina até o dia 1º de maio. O município terá em torno de 500 doses disponíveis para essa etapa de segunda imunização.
LEIA MAIS: