Fotos: outono, época de cuidado com as árvores

-

Quem anda pelas ruas de Venâncio Aires, percebe a época típica do outono. Folhas caem das árvores com as colorações laranja, amarela e vermelha. Desde o dia 20 de março a estação iniciou e segue até o dia 21 de junho. Após, o frio toma conta e o inverno chega. O momento também é de cuidado com as árvores, já que é o período de poda para que, quando a primavera comece, possam voltar a ter folhas verdes e, no verão, servir de abrigo contra o calor.

O chefe do escritório local da Emater-RS/Ascar e engenheiro agrônomo, Vicente Fin, explica que a época ideal para a poda de árvores frutíferas e de arborização é neste momento, até o início do mês de setembro, pois é neste período que as plantas estão paradas, sem crescimento e qualquer evolução, devido às baixas temperaturas. “O que acontece é que as espécies ficam com baixa atividade fotossintética, e como não estão produzindo, param totalmente”, afirma.

Para realizar a atividade de poda básica, Fin orienta que as pessoas tenham o mínimo conhecimento de como fazer o procedimento. Para árvores frutíferas, como cerejeira, pitangueira e araçá, o ideal é que a poda não aconteça nos primeiros três meses do período, ou seja, em maio, junho e julho. Nesses meses, há a grande chance de ocorrer geadas, que podem acabar matando a planta.

Já em árvores da área urbana, essa situação não ocorre com tanta frequência, pois a cidade gera um calor devido à habitação humana, com casas e prédios muito próximos, o que faz com que não seja formada uma relva úmida. “A temperatura das cidades é sempre superior quando comparada ao meio rural, e isso favorece para que não tenha geada”, completa.

Orientações

Fin aconselha que árvores com maior crescimento, como tipuanas, não tenham copas muito grandes. É preciso estar alerta no momento de escolha da espécie que for plantar. O ideal é sempre optar por árvores que sejam nativas da região. Tipos de árvores chamadas caducifólias – aquelas que têm a queda natural das folhas no meses do inverno – podem receber a poda tranquilamente, para que no verão voltem a brotar.

O engenheiro agrônomo aponta que ao podar uma árvore, seja limpo pelo menos um metro e oitenta centímetros do tronco, pois ao ter muitos galhos ativos, o crescimento saudável é dificultado, podendo ter galhos mais baixos, perto da fiação urbana ou que possam atrapalhar na passagem das pessoas embaixo da planta. Manter uma copa curta ajuda para que não tenha quebra de galhos e raízes muito longas.

Meio ambiente

O biólogo da Secretaria de Meio Ambiente, Nilmar Azevedo de Melo, observa que a poda sempre seja feita de forma harmônica e jamais deve exceder os 30% da copa da árvore. Conforme Melo, as podas ocorrem nos meses de inverno, pois neste momento o estágio da planta é de dormência.

“Devido às baixas temperaturas e dias mais curtos, com menor luminosidade, a circulação de seiva na planta diminui, o que faz com que seja a melhor época para a poda das árvores, fazendo com que a planta sofra menos com este estresse e perca menos seiva”, explica.

Temperatura e harmonização

1 Quando a temperatura atinge os 15°C, as plantas param de se desenvolver e, com temperaturas abaixo dos 10°C, as espécies param totalmente de crescer e ter desenvolvimento.

2 Vicente Fin explana que o melhor é sempre trabalhar em conjunto com os demais moradores do local. “Quando possível, é bom que os vizinhos se conversem para plantarem espécies parecidas ou iguais, para que fique uma arquitetura parecida naquele local e, consequentemente, uma poda semelhante”, sugere.

Dicas

• Mantenha a copada das árvores mais curta.
• Mantenha sempre os galhos principais da árvore e retire os laterais que fiquem na altura da passagem das pessoas.
• Faça uma poda que promova o máximo de brotos possíveis.
• Ao fazer a poda de árvore frutíferas se atente a previsão de geada.
• Mantenha o tronco limpo por pelo menos um metro e oitenta centímetros de altura.
• Escolha espécies de plantas nativas da região.
• Tente promover a harmonização das árvores na rua onde mora.

Equipamento para moer galhos

• Nilmar Azevedo de Melo enfatiza que a Prefeitura tem à disposição um equipamento para moer galhos, que pode ser usado pela população para produção de adubo com os galhos que seriam descartados.

• Para fazer uso deste serviço, é preciso comunicar a equipe de limpeza urbana, entrando em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone (51) 2183-0738.

Galeria de fotos

LEIA MAIS:

notícias variedades Folha do Mate



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido