A nutricionista Juliette Carvalho aconselha que na alimentação pós-covid, é preciso inserir vários nutrientes que vão ajudar o corpo na recuperação. Uma boa opção, segundo a profissional é aumentar o consumo de vitaminas, como vitamina C, encontrada nas frutas como a laranja, bergamota que são agora da época. Elas ajudam no aumento das nossas células de defesa, ajudando nosso corpo a ficar mais forte. Uma boa escolha também é o consumo de castanha do pará, por conter selênio, vai ajudar também no aumento da imunidade.
Algumas pessoas perdem o olfato e paladar, para o corpo recuperar esses sentidos, a dica é uma refeição com bastante temperos, como orégano, cominho, salsinha, tempero verde, açafrão… isso vai ajudar na recuperação do sentidos, na salivação e digestão.
A perda muscular também é observada em algumas pessoas, deve-se incluir alimentos fontes de proteína, como carnes, ovos, iogurte, e pessoas que são veganas, pode-se incluir vegetais verdes escuros, grão de bico. Todas as práticas alimentares devem ser orientadas por um nutricionista.
A ingestão adequada de água, além do consumo de chás e boas noites de sono são essenciais para que possamos dar início a recuperação do corpo, a reposição de vitamina D é superimportante e que, além da suplementação em casos necessários, a exposição ao sol também é fundamental. A nutricionista atende todas as quartas-feiras no Sesc de Venâncio Aires.
LEIA MAIS: