Cinco homens foram presos em flagrante, na manhã desta quinta-feira, 10, durante cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão que apura possível envolvimento dos suspeitos em caça e pesca ilegais. As ordens judiciais foram cumpridas nos municípios de Encantado, Muçum e Doutor Ricardo.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia do Meio Ambiente (Dema), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), cumpriu 13 mandados de busca e apreensão em endereços e pessoas previamente investigadas, nos três municípios.
Segundo a delegada Marina Goltz, a investigação apura denúncia de pesca ilegal e caça ilegal de animais silvestres com armas de fogo. Além disso, a denúncia diz que os envolvidos “intimidam a população ribeirinha para tolerarem a prática dos crimes caça e pesca ilegal”.
Foram apreendidas redes não permitidas para pesca, armas de pressão, silenciadores, um revólver calibre 32, uma carabina fuzil calibre 22, munições calibre 32, espingardas, celulares, pescados ilegais, documentos, diversas carnes de caça de animais silvestres, petrechos para recarga, barcos com motores e aves silvestres sem anilhas, mantidas em cativeiro.
Três dos homens foram presos na cidade de Muçum e dois em Doutor Ricardo. Segundo informações da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), de Lajeado, que acompanhou a ação, em dois casos os presos têm direito de pagamento a fiança e se o fizerem, responderão em liberdade. Os outros três serão recolhidos ao sistema prisional.