O ex-prefeito Airton Artus (PDT) faz um adendo sobre o pacote de obras que ele negociou com a governadora Yeda Crusius (PSDB-2007-2010) em 2010, que citei na coluna de quinta; recapeamento do Acesso Leopoldina, asfalto na ERS-422 até Linha Brasil; asfalto na ERS-244 Venâncio – Vale Verde; cedência de draga para limpeza do Castelhano e devolução ao município da área de 20ha do aeroporto e a construção de um presídio.
“No pacote de obras em Venâncio Aires anunciado pela Governadora Ieda Crusius em 2010, estava incluído o fechamento do presídio semiaberto responsável por um estado caótico em Estância Nova e arredores. Mas foi no governo Tarso Genro (PT-2011-2014) que assinamos o convênio para a construção do presídio fechado, com algumas condições, como ser um presídio regional, não estadual; não ultrapassar a capacidade de 530 presos; aumento do efetivo da Brigada Militar (passando de Pelotão para Batalhão).
O presídio foi construído, é estadual, mantém a sua capacidade, mas o Pelotão da Brigada não passou para Batalhão e nem foi aumentado o efetivo.