Curva da Covid

Semanalmente, nas edições de terça-feira, a Folha do Mate publica os gráficos de casos e óbitos de Covid-19 em Venâncio Aires.
A atualização semanal da reportagem permite que os leitores visualizem a curva da doença e possam verificar, em números, o crescimento ou redução de casos da doença, por exemplo. Nas últimas semanas, o número semanal de casos voltou a crescer. Foram 173 casos entre o dia 7 e o dia 13 de junho , e 161 casos de 31 de maio a 6 de junho.

Esta semana inicia com o maior número casos diários desde o fim do mês de abril. Foram confirmados 52 casos somente ontem. Estes números devem, sobretudo, nos alertar para a importância dos cuidados. Precisamos continuar fazendo a nossa parte todos os dias.

Do crime para a educação

Celulares apreendidos na Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva) irão beneficiar estudantes da rede pública de ensino. Por meio do projeto Alquimia, desenvolvido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, que tem parceria também com cursos técnicos da PUC/RS (que realizam a restauração dos aparelhos), 105 aparelhos foram doados, na tarde de ontem, à Secretaria Municipal de Educação, durante um ato liderado pelo promotor Pedro Rui da Fontoura Porto.
Os telefones são oriundos de arremessos interceptados e de vistorias gerais nas celas. Os aparelhos serão doados para alunos carentes terem acesso às aulas virtuais.

Composteiras

Depois de fazer a entrega de quase 1,5 mil composteiras domésticas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente abre um novo período de inscrições para os interessados em participarem do Programa de Compostagem Doméstica.
A partir desta terça-feira, 15, até o dia 22 de junho, os interessados podem fazer o cadastro virtual, no site da Prefeitura, ou pessoalmente na sede da Secretaria de Meio Ambiente (rua Tiradentes, nº 959 – 2º andar). São cerca de 400 unidades disponíveis para residências ou estabelecimentos venâncio-airenses.

Concurso das soberanas da Fenachim

Estão abertas, até o dia 12 de julho, as inscrições para o concurso que vai eleger a rainha e princesas da 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). O concurso está programado para o dia 1º de novembro.
As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Cultura e Esportes, localizada na Rua Reinaldo Schmaedecke, n°1196, de segunda a sexta feira, das 8h às 12h, e das 13h30min às 16h30min. O regulamento e a ficha de inscrição estão à disposição, também, no site da Prefeitura (www.venancioaires.rs.gov.br.). Até ontem, sete jovens já estavam inscritas.
Para participar, a candidata deve ter entre 18 e 30 anos, não pode ter filhos e não estar grávida. Ainda, conforme o regulamento, as candidatas também dever ter como escolaridade mínima Ensino Médio ou estar cursando e deverão representar, no máximo, três entidades responsáveis e legalmente constituídas como clubes sociais, esportivos, culturais, recreativos e de serviços, centros culturais e acadêmicos, empresas e associações de bairros.

Falando nisso…

• Ontem à tarde, o assessor de Cultura e presidente da comissão organizadora do concurso que vai eleger as novas soberanas, Sandro Kroth, informou que, na próxima semana, a comissão organizadora começará a divulgar as candidatas já inscritas. A apresentação oficial das candidatas está prevista para o dia 25 de julho.

Uma nova Oktoberfest

O cenário para realização de grandes eventos ainda é incerto, porém, criatividade e reinvenção vêm sendo a aposta de muitas feitas e festas tradicionais durante a pandemia. É o caso da 36ª Oktoberfest e Feirasul, agendadas para ocorrer de 6 a 17 de outubro de 2021.
Na tarde de hoje, a Associação de Entidades Empresariais (Assemp) e a Prefeitura de Santa Cruz do Sul apresentam a presidência dos eventos. Durante a solenidade, às 15h, serão apresentados o presidente e o vice que vão liderar a coordenação executiva. “Nossa ideia é promover um evento diferente dos anteriores, dentro das condições atuais”, antecipou o presidente da Assemp, Fábio Costa de Borba. Segundo ele, o grupo irá trabalhar para realizar o evento na data prevista, no formato que for permitido pelas regras de saúde, preservando a segurança dos envolvidos.

 



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido