As remessas de vacinas que chegam todas as semanas são muito esperadas por toda a população para dar seguimento e avançar na vacinação contra Covid-19. Depois do recebimento de doses da vacina CoronaVac/Butantan, Oxford/Astrazeneca e Pfizer, uma nova vacina, a Janssen, fabricada pela farmacêutica Johnson & Johnson, é aguardada para chegar aos municípios da região. O imunizante é aplicado em dose única e conforme o Ministério da Saúde, tem 85% de eficácia, após 28 dias da data da aplicação na prevenção da forma severa da Covid-19.
Conforme uma das coordenadoras regionais de imunizações da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Marlene Weber Andriolo, a previsão inicial era que a chegada das vacinas no país aconteceriam na terça-feira, 15, porém por problemas de logística isso não aconteceu e agora, ainda não há nova previsão da chegada. “Provavelmente isso acontecerá na semana que vem. Então elas serão encaminhadas para os estados e após vamos iniciar a distribuição aos municípios”, explica.
O público que será contemplado com estas vacinas ainda não está definido. Esta decisão partirá da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e repassada para as coordenadorias de saúde.
- 5.320 é a previsão da quantidade de vacinas Janssen que chegarão para a 13ª CRS.
Gestantes
Segundo Marlene, até o momento, a orientação do Ministério da Saúde é que só sejam vacinadas as gestantes que possuem comorbidades ou que fazem parte de um dos grupos de risco. Apenas as vacinas Pfizer e CoronaVac/Butantan estão liberadas para serem aplicadas neste público. Além disso, as gestantes devem apresentar uma recomendação do médico obstetra que avaliará o risco benefício para recebimento da vacina.
LEIA MAIS: