Chama atenção o movimento que é feito pelo prefeito Jarbas da Rosa (PDT) desde o início do seu governo, de buscar maior aproximação com as duas principais universidades da região dos vales. Disposto a qualificar serviços e promover o desenvolvimento, Jarbas chamou para o diálogo a Unisc, de Santa Cruz, no Vale do Rio Pardo, com campus em Venâncio, e a Univates, de Lajeado, no Vale do Taquari, com polo EAD em Venâncio, para discutir ações que sejam possíveis em parceira com a Administração Municipal.
Venâncio pertence administrativamente à região do Vale do Rio Pardo, mas geograficamente pertence ao Vale do Rio Taquari. Como cidade que liga os dois Vales, Jarbas busca uma aproximação maior com as duas universidades, que tem aqui seus maiores contingentes de alunos, fora das cidades sede. E as respostas tem sido positivas e propositivas, de muito interesse. Coisas boas para a comunidade vão brotar destas parcerias, pois tanto uma como outra universidade tem se desafiado em ser cada vez mais presente na comunidade regional e fomentar desenvolvimento. E o prefeito Jarbas vem com esta visão mais incisiva de ampliar ações de parceria, tanto com Univates quanto Unisc. É bom para todos.
Pedi ao prefeito Jarbas para me enumerar as principais ações até aqui nesta relação com cada universidade.
Notinhas
Deputados – Prefeito Jarbas da Rosa (PDT) e a vice Izaura Landim (MDB) receberam na quinta o deputado federal Marcelo Moraes e a estadual Kely Moraes, ambos do PTB, com os vereadores Ezequiel Stahl e André Kaufmann. Perguntei ao prefeito sobre a visita. Ele: “Visita muito produtiva. Alinhamos as emendas de 2020 que estão em processo de licitação e as novas de 2021 já apresentadas por ele, que se colocou a disposição para trabalhar junto com a administração.”
Marcelo cumpre o que prometeu; trabalhar por Venâncio independente se seu partido for governo ou não. Bom para Venâncio.
Número – Ex-prefeito Airton Artus (PDT) deve utilizar o mesmo número para sua candidatura a deputado estadual em 2022, o 12012, com o qual fez 24.208 votos em 2018, a terceira maior votação de um candidato a estadual por Venâncio. Só perde para Luiz Fernando Staub (PDS) que se elegeu com 29.092 votos em 1982 e Gleno Scherer (PMDB) que se elegeu com 27.318 votos em 1986. Ainda fizeram votação acima de 20 mil, Almedo Dettenborn (PMDB) com 24.035 votos em 1998 e Giovane Wickert (PT) com 22.260 votos em 2014.
Saúde – O governo de Santa Catarina publica a qualificação do Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Humano (IBSAÚDE) como organização social apta para atuar em saúde naquele estado. Dirigido por José Eri Medeiros e o filho Vinícius Medeiros, o IBSAÚDE atua em várias cidades do RS na gestão de UPA’s e hospitais e agora tem autorização para atuar em Santa Catarina.
Luz cara – Com falta de chuvas, usinas hidrelétricas reduzem produção de energia em todo país e as usinas termoelétricas a carvão precisam ser ativadas cada vez mais. A Aneel diz que isso pode aumentar em até 20% o custo da energia para o consumidor. Os preços de tudo estão disparando.
Esgoto – Prefeito Jarbas da Rosa anunciou que a abertura e fechamento de ruas na instalação do sistema coletor de esgoto teria mais celeridade. Não é o que acontece. |Pelo menos na Júlio de Castilhos. Em duas semanas, não está concluída a segunda quadra, de um lado só, pois ainda tem o outro lado da rua ainda. É preciso cobrar da empresa.
Juros – Banco Central subiu taxa Selic de juros básicos de 3,5% para 4,25%. Medida para conter a inflação, que começa a crescer mais rápida, acima da meta do Conselho Monetário Nacional.
PSB – O governador reeleito do Maranhão, Flávio Dino, sai do PC do B e se filia ao PSB, assim como Marcelo Freixo, que deixou o PSOL no Rio. Deixam partidos radicais da esquerda para se filiar ao PSB, mais moderado.
Ruas – Centrais sindicais e partidos de esquerda fazem hoje movimento de protesto no pais contra o presidente Bolsonaro. Venâncio também vai ter. Lula ontem avaliava se iria para a rua também. Penso que deveria, pois vive numa bolha de isolamento do povo faz muito tempo. Não fez as caravanas pelo país que prometeu fazer.
Esportivas
* Brasil passeia na primeira fase da Copa América. Quinta fez 4 a 0 no Peru. Quarta pega a Colômbia.
* O Inter, ainda sem técnico desde que o espanhol Ramirez foi demitido, segue afundando. Com a derrota para o Galo por 1 a 0 na quarta, já são cinco jogos sem vencer no Beira Rio. Tem quatro pontos em quatro jogos no Brasileiro e um time que não encaixa, que tem muitos jogadores limitados, que comprometem o conjunto. Os colorados estão só pelos 45 pontos para não cair. Mais um ano sem título.
* O Grêmio começou o ano embalado com Tiago Nunes, ganhou Gauchão e Recopa Gaúcha, mas começa a patinar. No Brasileiro não somou ponto em três jogos.
* O Juventude tem dois pontos em quatro jogos.
* É a pior arrancada do futebol gaúcho na história do Campeonato Brasileiro.
* Aqui, o Guarani começa a fazer time para a Divisão de Aceso, que inicia em agosto. E o clube precisa da ajuda da comunidade.
* A Assoeva, disputando Liga Nacional e Estadual também tem dificuldades de manter suas contas em dia e precisa da ajuda da comunidade.
* Se quisermos ver os dois clubes da cidade seguir em atividade, precisamos ajudar.
Do Twitter
* CNN: A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do projeto que altera a Lei de Improbidade Administrativa
* Estadão: Texto aprovado dificulta punir políticos em casos de corrupção e nepotismo
* Exame: Prints de WhatsApp Web não valem mais como prova em tribunais
* Lula: Eu ainda não sei se vou na manifestação. Tenho uma preocupação. Não quero transformar um ato político em um ato eleitoral. Não quero os meios de comunicação explorando isso como o Lula se apropriando de uma manifestação convocada pela sociedade brasileira.
* Deltan Dallagnol: Queria ver essa agilidade para aprovar e fim do foro privilegiado, a prisão em segunda instância e outros projetos contra a corrupção.
* Cristian deves: Nesta pandemia há muita perguntas com poucas ou nenhuma resposta…