Na terça-feira, 22, o proprietário da Folha do Mate, Asuir João Silberschlag, completou 76 anos. Ele dedicou as primeiras horas do aniversário para fazer uma visita aos colaboradores da Folha do Mate e da Terra FM, e receber as felicitações por mais um ano de vida.
Das mãos do filho e diretor administrativo da Folha e da Terra, Ricardo Silberschlag, Asuir recebeu uma cuia personalizada de lembrança em nome de todos os funcionários. Asuir não poupa emoção e orgulho quando fala da sua trajetória, que se confunde com a história do jornal, empresa em que ele ingressou em 14 de março de 1973, quando a Folha tinha apenas seis meses de fundação. O patriarca também não esconde a felicidade quando se refere à Terra FM, um sonho do empresário acalentado há décadas.
Para ele, que também é rotariano e foi vereador do município, a essência do trabalho das duas empresas é servir à comunidade com informação de qualidade e credibilidade, fazendo a diferença na região onde atua. Mais do que isso, é somar forças em prol das demandas do município, a exemplo do projeto Nascentes, que debate a preservação do arroio Castelhano e o futuro do abastecimento de água no município, e da campanha Vai na boa, de conscientização de trânsito.
Estes propósitos, lembra ele, estão destacados no primeiro editorial da Folha, publicado na edição nº 1, em 6 de outubro de 1972. Lá se vão quase 50 anos.
Primeira candidata a soberana da 16ª Fenachim é apresentada
A comissão organizadora do concurso que vai eleger as soberanas da 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) começou a divulgar, nesta semana, as candidatas inscritas para o concurso que vai eleger, dia 1º de novembro, a rainha e princesas da festa. A primeira candidata é a jornalista Veridiana Inês Röhsler, 26 anos. Ela é a representante das Rádios Venâncio Aires e Venus. Para ela, ser rainha da Fenachim “é ser a porta-voz da festa que representa um povo trabalhador e hospitaleiro.”
Conforme Sandro Kroth, que preside o grupo, as inscritas serão apresentadas nas redes sociais da festa e da Prefeitura, ao longo das próximas semanas. As inscrições seguem abertas até o dia 12 de julho.
Ipês e quaresmeiras no Acesso
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente concluiu, nesta semana, o plantio de mudas de árvores no Acesso Imperatriz Dona Leopoldina, próximo ao Parque do Chimarrão. Mais de 40 ipês e seis quaresmeiras foram plantados no trecho do caminhódromo que ainda não é arborizado. Nos próximos anos, as flores das árvores devem garantir um colorido especial na entrada da cidade. Quem sabe não surge aí um novo cartão-postal?
Aniversário do SindiTabaco
O Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco completa nesta quita-feira, 24, 74 anos de atividades. A entidade, que atua em defesa do setor de tabaco, e executa projetos voltados à sustentabilidade, diversificação e meio ambiente, conta com 15 empresas associadas, sendo seis de Venâncio Aires: Alliance One, Brasfumo, China Brasil Tabacos, CTA Continental, Tabacos Marasca e UTC Brasil.
Está dito!
“O SindiTabaco tem desenvolvido muitas ações que visam a manutenção e o fortalecimento da cadeia produtiva do tabaco, trabalho este reconhecido pelas empresas associadas à nossa entidade.”
Iro Schünke – Presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco).
Mate curto…
• A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires aprovou, nesta semana, homenagem para dois profissionais que receberão o título de Cidadão Venâncio-airense. O colega, jornalista Carlos Roberto Dickow Júnior, natural de Cachoeira do Sul, será um dos homenageados. Também receberá a distinção, o advogado e presidente do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), Luciano Spies, natural de Soledade. Eles escolheram essa terra e fazem diferença nas áreas onde atuam.
• O Governo do Estado confirma a realização da Expointer de 2021 entre os dias 4 e 12 de setembro. A feira agropecuária, em sua 44ª edição, deverá ter controle de público e restrições, atendendo a implementação de rigorosos protocolos sanitários. A versão digital do evento, a exemplo do ano passado, também será mantida.