Diversificar a produção rural é o objetivo de Passo do Sobrado. Por isso, o município incentiva a produção de brócolis, em parceria com a empresa Grano Alimentos, de Serafina Côrrea. São seis produtores que estão experimentando a cultura, entre eles o casal Jerry e Daiane Haas, de 37 e 33 anos, respectivamente.
Os fumicultores ficaram sabendo da oportunidade por uma matéria do jornal Folha do Mate, que falava sobre a reunião da Prefeitura com a empresa. Isso chamou atenção de Daiane, que também é bióloga. “Estávamos começando a fazer os canteiros de tabaco e já tínhamos planejado plantar menos do que no último ano. Eu comentei com o Jerry e ele não deu muita bola, mas eu fui atrás”, conta Daiane.
Com a ajuda da Emater do município, Daiane se inscreveu e começou a experimentação do brócolis. Ela relata que a empresa fornece as mudas e já fez um contrato de compra. Assim o destino da produção é garantido. “O técnico da Grano ajuda muito, ele vem visitar, explica sobre os cuidados. Temos uma boa assistência.”
O casal plantou 50 mil pés, em dois hectares. O brócolis foi semeado em abril e deve ser colhido em agosto.“Temos uma terra especialmente para essa produção, junto da nossa casa. Já o fumo plantamos em outro local, pois se não teríamos que escolher entre um ou outro”, diz a produtora. Na entressafra, eles planejam produzir milho, mas dependendo de como for o lucro do brócolis, não descartam duas safras por ano.
Diferente do tabaco, Daiane explica que o brócolis ela planta, irriga, cuida um pouco da questão da adubação e depois colhe. Já o tabaco dá mais trabalho para o casal. “Depois de colher, nós colocamos na caixa e mandamos para a empresa. É mais fácil, mas ainda não sabemos como é a rentabilidade”, comenta.
O trabalho é manual, a muda é enviada pronta para os produtores, os adubos são colocados à mão, a roça é capinada, só a pulverização que é feita com trator. “Depois, temos que colher pé por pé, para ter todo cuidado com o vegetal. Mas é tranquilo”, conclui Daiane.
“Continuamos produzindo tabaco e começamos a experimentar o brócolis. É uma cultura, no geral, mais fácil de cuidar. Agora, temos que ver se a rentabilidade será boa. Estamos na expectativa.”
DAIANE HAAS
Produtora e bióloga
Grano Alimentos
• A Grano Alimentos é de Serafina Corrêa e começou como uma empresa familiar há 20 anos. Conforme o orientador agrícola da instituição, Márcio Pedrotti Almeida, a Grano é responsável por cerca de 60% do mercado nacional de hortaliças congeladas.
• O carro-chefe da empresa é o brócolis. “A Grano tem marca própria e também trabalha para marcas como Sadia, Seara e outras”, afirma. Por conta dessa demanda, de cerca de 15 mil toneladas de brócolis por ano, a Grano precisou expandir a produção nas lavouras.
• Almeida observa que até 2019 a produção era concentrada na região de Serafina Corrêa, Ibiraiaras e São José dos Ausentes. Em 2021, com todos os municípios em que a empresa tem produtores, serão mais de quatro milhões de pés de brócolis. “Temos, além dos municípios em que já havia produção, em Passo do Sobrado, Vale Verde, Vera Cruz, Vale do Sol, Venâncio Aires, Barros Cassal e Encruzilhada do Sul”, expõe.
• A região dos Vales está sendo procurada porque tem um clima bom para a cultura, com área plana, o que favorece a produção. “Estamos com bom desenvolvimento, por isso queremos aumentar no próximo ano a produção”, informa Almeida.
SAIBA MAIS SOBRE O BRÓCOLIS
- São seis produtores de brócolis para a Grano Alimentos em Passo do Sobrado, quatro em Vale Verde, um em Venâncio Aires e demais nas outras regiões.
- A Grano recebe o brócolis, retira o florete dele, lava e pré-cozinha e congela. O produto não recebe conservantes.
- O transporte do produto até a empresa é custeado pelo produtor. Mas, em Passo do Sobrado, a Prefeitura irá ajudar com 30% desse custo.
- Para este ano, a Grano Alimentos não busca mais produtores. Mas, em 2022, o objetivo é produzir 10 milhões de pés de brócolis. Por isso, buscará novos produtores na região, para que cada um possa plantar 100 mil pés.
Sete estudantes da microrregião são contemplados com bolsas de estudo