Com a chegada do inverno, muitas pessoas começam a fazer podas em árvores, pois acreditam que esse é o melhor momento. Porém, essa é uma tradição que, para o meio ambiente, não é a mais adequada, dependendo da espécie.
O presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, engenheiro florestal Antonio Augusto Machado, destaca que o Rio Grande do Sul tem a cultura de fazer podas na estação mais fria. Mas, não é um bom costume, pois segundo ele, a arborização urbana dificilmente necessitará de podas, pois danifica a saúde da planta.
Para Machado, o correto é evitar ao máximo a poda e, quando a árvore oferecer risco por questões de fios ou algo inevitável, as pessoas devem pedir orientações de como fazer para a Prefeitura. “O certo é evitar podar. As frutíferas é outro assunto, pois têm uma questão de produção. Mas, no geral, temos que evitar”, enfatiza.
Ele esclarece que toda vez que uma árvore é podada, ela perde um pedaço. “Tirar um galho de árvore é como cortar o dedo de uma pessoa. Se depois disso não tiver os cuidados ideais, nunca mais cicatriza”, lamenta.
Essas podas inadequadas também provocam infiltração de umidade e microrganismos que geram apodrecimento do lenho e necroses nas células vivas. As lesões causam o enfraquecimento do caule da árvores e normalmente são invisíveis, na parte interna, que facilita o acontecimento de acidentes inesperados.
“Além disso, a poda drástica (retirada de toda a copa) produz, além das lesões comentadas um enfraquecimento maior ainda, uma vez que a árvore vai levar um tempo maior e desnecessário para emitir novas folhas”, completa.
DESCARTE
Outro motivo para que as pessoas evitem a poda é a sujeira causada nas vias públicas. Machado reforça que as árvores urbanas que são podadas, quando há necessidade, a Prefeitura recolhe os galhos. “Pedimos que as pessoas se organizem melhor, verifiquem se realmente é necessário podar e, se for preciso, liguem para a Secretaria de Meio Ambiente e agendem um dia para retirada dos resíduos. Posteriormente, se organize para fazer a poda perto do agendado, para que os resíduos não fiquem atrapalhando nas calçadas e ruas”, recomenda.
Esses galhos e folhas que são recolhidos, são triturados e destinados para lavouras. Porém, ele explica que quando ficam muito tempo nas calçadas, ao chover vão para bueiros e causam danos maiores. Além de deixarem o local com um visual descuidado e sujo. “Muitas pessoas só cortam, muitas vezes sem necessidade e, depois, deixam atirado, sem avisar ninguém da Prefeitura. Isso é errado.”
Preciso podar, o que devo fazer?
• Ao achar que precisa podar uma árvore urbana, você deve contatar a Secretaria de Meio Ambiente e explicar a situação. Os técnicos vão orientar se realmente é preciso fazer a poda. Se for, irão agendar uma data para o recolhimento dos resíduos, para que você se organize e não precise deixar eles nas vias públicas.
SAIBA MAIS
- Não existem espécies que não precisarão ser podadas nunca, conforme o engenheiro florestal Antonio Augusto Machado. A necessidade de poda se dá em função de outros fatores, como por exemplo a proximidade com fiação elétrica, com residências, eliminação de galhos baixos que dificultem a passagem de pedestres e outros. “Evidentemente que o planejamento prévio seria o mais adequado. Árvores de menor porte terão menos necessidade de podas e outros manejos”, explica ele.
- Machado frisa que podas em arborização urbana devem ser de manutenção, para retirada emergencial de galhos podres ou danificados para não causar acidentes. Já a poda de condução tem como objetivo orientar galhos ou partes da copa com a função de não se aproximar de residências, fiação elétrica ou equipamentos urbanos. E a poda de formação tem objetivo de dar uma forma à copa de uma determinada árvore ou conjunto de árvores, estimulando a melhoria estética e paisagística.
- No caso de algumas árvores frutíferas, a poda de galhos pode estimular a frutificação, sendo então utilizada como esse objetivo. Porém, na arborização urbana, sendo indiferentemente espécies nativas ou exóticas, as podas só devem ser realizadas quando extremamente necessário.
- 2183-0738
é o telefone da Secretaria de Meio Ambiente.
“Não existe um período ideal para podas de árvores no geral, isso é um costume do gaúcho.”
ANTONIO AUGUSTO MACHADO
Engenheiro florestal e presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente