A Feira do Livro de Venâncio Aires volta a ser realizada em 2021, no Parque Municipal do Chimarrão. A exemplo do ano passado, o evento literário ocorrerá no mês de outubro, entre os dias 28 e 31.
Com o tema ‘Ler Aproxima’, a comissão organizadora formada pelo Sesc, Prefeitura e Conselho Municipal de Cultura já trabalha com o planejamento de um evento presencial.
Segundo informado pela assessoria de Comunicação da Prefeitura de Venâncio Aires, livreiros e autores já estão sendo contatados para a edição que também marca os 130 anos do município. O lançamento oficial, com divulgação do patrono e programação, está agendado para o dia 28 de agosto.
Segundo a organização, a definição do tema leva em conta o momento epidemiológico e emocional da população. “Apesar do distanciamento social que vivemos, a leitura e a cultura são duas formas importantes de nos aproximar, tanto como pessoas quanto do mundo que sonhamos”, disse gerente local do Sesc em Venâncio Aires, Diane Lacerda Araújo.
Pai e filha
Na noite de terça-feira, 29 de junho, Eduardo Heitor Porto assumiu a presidência do Rotary Club Venâncio Aires Chimarrão. Na mesma solenidade, a filha dele, Amanda Teixeira Porto, 10 anos, foi empossada como presidente do RotaKids Venâncio Aires Chimarrão. Esta não é a primeira vez que pai e filha lideram os clubes de serviço durante as mesmas gestões. Antes de Eduardo e a filha Amanda, esta coincidência se repetiu duas vezes. A primeira vez foi com Alex Diones Mohr e a filha Rafaela, que tomaram posse em 2017. A segunda foi com Jairo Volnei Jantsch e a filha Rafaela Klock Jantsch, em 2018.
O RotaKids, apadrinhado pelo Rotary Chimarrão, reúne crianças entre 6 e 12 anos.
Jéssica é a quarta candidata a soberana da Fenachim apresentada
A jovem Jéssica Alessandra Becker, 27 anos, teve seu nome confirmado na manhã de ontem como candidata a soberana da 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). Ela representa a Associação Tradicionalista Venâncio-airense (ATVA) e a Sociedade Esportiva Cultural e Recreativa Onze Unidos.
Para ela, ser soberana da Fenachim é muito mais do que ser detentora de um título ou de uma faixa. “Trata-se, principalmente, de representar com amor, empenho e determinação a diversidade cultural do município e, também, o maior símbolo do estado, nosso querido chimarrão. Além disso, é desempenhar com liderança e representatividade a cultura e a tradição do povo venâncio-airense”, destaca a candidata.
Sem prorrogação
O concurso que vai eleger as novas soberanas da festa está com inscrições abertas até o dia 12 de julho. Quatro candidatas já foram apresentadas até o momento. O regulamento e a ficha de inscrição podem ser acessados no site da Prefeitura de Venâncio Aires.
Conforme o presidente da comissão organizadora, Sandro Kroth, não haverá prorrogação do prazo de inscrições devido ao cronograma de atividades pré-concurso que irá transcorrer nos próximos meses, entre eles, a apresentação oficial das candidatas, no dia 25 de julho. A escolha do novo trio está agendada para o dia 1º de novembro, no Parque Municipal do Chimarrão.
Asfalto de Sapé
Até o fim da tarde desta sexta-feira, 2, o acesso à estrada de Linha Sapé deve ficar interrompido em virtude das obras de implantação da tubulação de drenagem para a pavimentação da estrada. As obras interrompem o trânsito nas proximidades do Açougue Queiroz, junto à estrada que vai para Linha Canto do Cedro, até a entrada de Linha Tangerinas, próximo à igreja católica.
Ao todo, 5,7 quilômetros da via receberão as obras de asfaltamento, desde o trevo da RSC-422 até o Frigorífico Sapé.
Trem dos Vales
Está marcado para esta sexta-feira, 2, o lançamento dos Passeios Comemorativos do Trem dos Vales edição 2021. O evento será às 15h, na Vinícola Gheller, na cidade de Guaporé. A expectativa é realizar mais de 30 passeios nos meses de novembro e dezembro deste ano e janeiro de 2022, no trajeto entre Muçum e Guaporé, pela Ferrovia do Trigo, com a
possibilidade de transportar mais de 20 mil turistas. O Trem dos Vales é uma iniciativa planejada há mais de 20 anos e que saiu do papel em 2018.
Está dito!
“A resposta da sociedade tem sido muito boa e isso reflete nos nossos números, por exemplo, na demanda por leitos de UTI. Estou muito otimista.”
FERNANDO SIQUEIRA – Administrador do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) ao falar da pandemia de Covid-19, durante o programa Terra em Uma Hora, da Terra FM.