A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires aprovou, nesta semana, a cessão de uso de um terreno para que a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) coloque em operação mais um poço no município.
O local fica no Loteamento Sehnem, no bairro Bela Vista. Segundo o gerente local da Corsan, Ilmor Dörr, a expectativa é de que nos próximos três meses, a empresa contratada para fazer a montagem do equipamento, construção de um abrigo e o cercamento, finalize o trabalho. “Com a questão burocrática aprovada na Câmara, precisamos esperar por essa próxima etapa. Aí poderemos colocar o poço em operação”, informa Dörr.
Quando começar a ter água captada, a cisterna terá condições de ‘produzir’ cerca de 27 mil litros/hora e pode abastecer quatro mil pessoas no bairro Bela Vista, Loteamento União Bela Vista (Vila Tata), bairros Santa Tecla e Diettrich. A esse poço, se soma o do Loteamento Morsch, entre o Parque do Chimarrão e o bairro Cidade Nova, que opera desde 2020 numa capacidade de 35 mil litros/hora, chegando a cerca de oito mil pessoas.
Para o secretário de Meio Ambiente, Nelsoir Battisti, as ações são importantes para melhorar o abastecimento da cidade. “Precisamos buscar outras alternativas, o município está crescendo, assim como o consumo. Então melhorias como reforço na rede, poços e reservatórios, são importantes em parceria com a Corsan.”
A escolha dos locais foi, conforme a Corsan, porque estão em regiões mais afastadas da Estação de Tratamento de Água (ETA), no bairro Morsch. Na prática, quando falta água, geralmente quem sofre é a ‘ponta’, onde demora mais para chegar a água. Além do Loteamento Morsch, funcionam, atualmente, os dois poços da rua Emilio Michel, próximo à Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Mônica.
R$ 80 mil – é o valor aproximado investido pela Corsan para montagem do equipamento e construção do abrigo no poço do Loteamento Sehnem.
Outros
A Corsan analisa a possibilidade de contar com mais três poços: um em Vila Mariante, aproveitando a estrutura da ETA, e outros na entrada do bairro Universitário e no bairro Brands. A ideia é que as perfurações comecem em julho.
Cidade Alta
A abertura do poço no Loteamento Morsch foi, segundo Ilmor Dörr, uma das razões da diminuição de queixas sobre falta de água no bairro Cidade Alta. Além disso, o gerente da Corsan destaca a regulagem do chamado ‘3º Recalque’, equipamento responsável pelo fornecimento e bombeamento para a parte alta da cidade, o que foi concluído nos últimos dias.
Poço da Assis Brasil precisa de análise
Se por um lado há a expectativa pela ativação do poço na Bela Vista, um ponto importante de captação está parado há meio ano. Trata-se do poço localizado na rua Assis Brasil, próximo à esquina com a rua General Osório.
Historicamente ele é considerado pela Corsan um ‘dos melhores de Venâncio Aires’, com vazão de 40 mil litros/hora, mas, há alguns meses, foram identificadas impurezas na água. Uma primeira intervenção, para limpeza, não foi suficiente. “Foi limpado, mas apareceram substâncias na água e estamos analisando, para saber se foi algo apenas pontual ou um problema maior”, explica Ilmor Dörr.
Por enquanto, não se sabe sobre uma possível retomada de captação no local. Vale lembrar que era a partir deste poço que haveria a ligação na rede de água construída ao longo das ruas General Osório e Fernando Manoel Schwingel, entre o Centro e o bairro Santa Tecla, mais precisamente entre as ruas Assis Brasil e Guido Paulo Schmidt. Em um trecho de 1.740 metros, no lado esquerdo do sentido leste-oeste, foi instalada uma rede de 110 milímetros em 2019.
Reserva
Se houver necessidade imediata na demanda do bairro Santa Tecla, o gerente da Corsan revela que pode ser ligado o poço do Loteamento Peiter, perfurado em 2019, e que atualmente está como reserva técnica. “Ele é a prioridade três, mas que também pode ser ligado para o abastecimento dessas residências”, revelou o gerente da Corsan.