A trajetória da OneHost – que tem como principal produto a OneWeb – começou no dia 1º de julho de 2006, quando os amigos e colegas de aula Marcus Vinícius Kist e Gerson Felipe Schwinn decidiram abrir o próprio negócio. A ideia da empresa surgiu da necessidade em um trabalho acadêmico.
Eles constataram uma carência muito grande no mercado de hospedagem de sites, em oferecer um suporte mais técnico e ágil que poderia falar de igual para igual com um programador ou desenvolvedor de site, e decidiram investir nesse ramo.
O foco inicial foi na hospedagem de sites –processo necessário para colocar um site no ar. Os clientes eram prospectados por meio de comunidades no extinto Orkut. “Ali nós conseguimos parceiros que faziam sites também e, com isso, aumentamos o número de hospedagens formando grandes parcerias que perpetuam até os dias atuais”, lembra Kist.
Com o tempo, a empresa começou a desenvolver novos produtos, de acordo com as necessidades apresentadas pelos clientes. Antes da OneHost, Schwinn havia trabalhado em uma empresa de provedor de internet em Santa Cruz do Sul, onde já desenvolvia sites. “Começamos a trabalhar com a criação de sites institucionais na OneHost, tudo conforme os clientes
mostravam esta necessidade”, comenta o sócio-proprietário.
Cerca de quatro anos após a fundação, a empresa começou a trabalhar com sistemas de gestão e lojas virtuais integradas. As primeiras lojas virtuais criadas foram para a Tânia Novidades e Calçados Bittencourt, hoje Pisarbem. “Iniciamos com a loja virtual e os clientes diziam que não queriam dois sistemas, com dois estoques (Loja Virtual e Sistema de Gestão). Notamos uma carência muito grande nisso”, salienta Kist.
Ele observa que era necessário que os clientes abastecessem dois sistemas, um com estoque e todas as informações da loja física e outro para a loja virtual. Para suprir essa demanda, foi criado o Livre Gestão, um sistema unificado tanto para vendas on-line quanto presenciais. “É um sistema único que faz tudo. Temos clientes em várias cidades do Rio Grande do Sul e fora do estado”, completa Kist.
Atualmente com 12 funcionários, a empresa trabalha exclusivamente em home office, com profissionais que atuam de diferentes municípios.