Empacotar algumas roupas, levar o notebook e sair em viagem sem pressa de voltar é uma realidade que as pessoas que possuem liberdade financeira e geográfica vivem. Afinal, o trabalho vai com elas para onde forem. É possível produzir na beira do mar, em uma cafeteria charmosa da cidade ou na varanda do melhor hotel do mundo.
Poucas profissões comuns dão a oportunidade de viajar e trabalhar ao mesmo tempo, como os freelancers – a não ser que você seja uma modelo famosa ou um fotógrafo da National Geographic. E apesar de ser o sonho da maioria das pessoas, é preciso ter disciplina para executar as tarefas e não cair na tentação da procrastinação.
Mas afinal, o que é preciso para cair na estrada e trabalhar ao mesmo tempo?
Não, não é de sorte que você precisa. E vale ressaltar que essa vida não é mole e nem só de flores como parece ser. Enquanto a maioria das pessoas não leva o trabalho para casa, quem vive esse estilo de vida não bate ponto no fim do dia e muitas vezes precisa sacrificar os fins de semana. Comprometimento e foco são características essenciais das pessoas que vivem essa realidade, e organização está no topo da lista de qualquer freelancer. Além disso, listamos alguns pontos que consideramos importantes para você sair com a mochila nas costas.
1. Não dá para sair sem rumo: Infelizmente aquela imagem de colocar a mochila nas costas com o notebook dentro sem preocupação não é real. A primeira coisa que alguém que viaja e trabalha ao mesmo tempo precisa é planejamento. Uma agenda bem organizada oferece a oportunidade de se concentrar ao máximo enquanto produz para poder aproveitar os momentos de lazer encaixados na agenda. Muitas vezes, para ter alcançar esse equilíbrio e cumprir os compromissos e prazos, o freelancer trabalha bem cedo (ou até mais tarde) para poder curtir as atrações da cidade durante o dia.
2. Trabalhar sem internet é quase impossível: Dentro do planejamento, certifique-se de que você esteja conectado boa parte do tempo. A menos que você seja um escritor de livros – daqueles que pode sentar na areia e escrever sem preocupação -, a maioria das profissões vai precisar de internet, inclusive durante a criação de algum trabalho. Hoje em dia a maioria das tarefas são executadas em programas online. Escrever um simples artigo no Google Docs ou compartilhar uma planilha do Google Sheets são bons exemplos. A internet também é necessária para pesquisar informações, buscar inspirações ou compartilhar dados com outros colaboradores.
3. Tenha equipamentos de qualidade: Por fim, invista em bons equipamentos. Quem trabalha e viaja precisa dividir bem seu tempo entre produção e lazer. Já pensou perder boa parte das horas de trabalho porque o computador fica travando? Um bom notebook para trabalhar precisa ter um bom processador para evitar travamentos e ser compatível com as tarefas que você precisa realizar. Os equipamentos que você precisa vai depender do seu trabalho, porém, de forma geral, os mais essenciais são um bom laptop, carregador portátil, adaptador de tomada e um celular de qualidade.
Agora sim você está pronto para fazer a mochila e trabalhar por aí. Boa viagem!