Número de negócios abertos no primeiro semestre cresce 32,8%

-

No primeiro semestre de 2021, foram abertas 502 empresas na Capital do Chimarrão. Destas, 191 foram de microempreendedores individuais (Meis), encaminhadas pela Central do Empreendedor, órgão ligado à Prefeitura de Venâncio Aires. Outras 311 foram inscritas por meio de escritórios de contabilidade, sendo que no período foram encerrados 279 empreendimentos, um saldo de 223 estabelecimentos.

Em relação ao ano passado, a diferença é de 32,8%, já que no mesmo período, em 2020, foram abertas 378 empresas e 243 tiveram solicitação de baixa, o que resultou em um saldo de 135 negócios.

Coordenador da Central do Empreendedor, Darlan Rieger observa que o primeiro semestre do ano costuma ter mais baixas de empresas do que os demais meses. “Cabe salientar que o primeiro semestre costuma ser marcado por maior número de baixas de empresas, que já estavam inativas e, em virtude da chegada das taxas, acabam sendo extintas”, afirma.

Conforme registro da Prefeitura, de janeiro a dezembro de 2020 foram feitas 781 inscrições de empresas: 305 Meis encaminhadas pela Central do Empreendedor e 476 por escritórios contábeis. Durante todo o ano, também foram encerradas 431 inscrições.

Responsável pela Central do Empreendedor, Darlan Rieger, Cristiano Kauffmann do Sine, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nelsoir Battisti, e Marcos Hüttmann, assessor da pasta
Responsável pela Central do Darlan Rieger, coordenador da Central do Empreendedor; Cristiano Kaufmann, do Sine; secretário de Desenvolvimento Econômico, Nelsoir Battisti; e o assessor da pasta, Marcos Hüttmann: parceria para ações de promoção ao desenvolvimento (Foto: Cassiane Rodrigues/Folha do Mate)

CENTRAL DO EMPREENDEDOR
Para ajudar os empreendedores no momento da abertura das empresas ou mesmo fazer um trabalho orientativo e de formação, a Central do Empreendedor atua para atender empresários de negócios dos mais diferentes portes. “É uma gama muito grande de serviços. A Central é feita para o empreendedor de modo geral e não somente ao MEI”, destaca Rieger.

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nelsoir Battisti ressalta que o diálogo direto dos setores com o governo vem muito a somar para todas as mudanças que estão sendo feitas para facilitar os processos de abertura e manutenção das empresas. “O objetivo da Administração é deixar o empreendedor trabalhar, gerar emprego e renda. Estamos em processo constante de desburocratização”, enfatiza.

Ele cita que um grande passo foi dado com o Programa Venâncio Mais Fácil, lançado no início de junho. O programa tem por objetivo desburocratizar os processos e oportunizar que os empresários e escritórios de contabilidade possam encaminhar as documentações necessárias de forma on-line.

A partir de um trabalho conjunto de profissionais de diferentes secretarias, foi reduzido de 23 para oito as etapas no processo de abertura de empresas no município.

A escolha do empreendedorismo

O Animalia Mundo Pet, da empreendedora Sophia Sehn Faller, 21 anos, faz parte das empresas abertas neste primeiro semestre em Venâncio Aires. Com atividades desde o início do mês passado, a jovem resolveu abrir o próprio negócio após uma pesquisa de mercado e análise das preferências pessoais.

Depois de cursar alguns semestres de Arquitetura e Urbanismo, decidiu investir em outro ramo, que trouxesse a realização pessoal que queria. Por cerca de seis meses focou na preparação para o novo negócio, fez cursos de Banho e Tosa, Adestramento e Comportamento Canino e Administração de Pet Shop para se especializar na área.

Ela conta que os desafios são diários, por ser tudo novidade neste início de negócio. Para isso, conta com o apoio e orientação da família, principalmente da mãe, Sandra Sehn, que tem o negócio próprio e mais de 30 anos de experiência no ramo da beleza. “É um aprendizado diário, mas sempre faço pesquisas quando surgem dúvidas”, diz.

Além de banho, tosa, atendimentos e cirurgias veterinárias, o estabelecimento contará a partir das próximas semanas com serviço de hotelaria e creche pet. A estrutura física passa atualmente por reformas para atender os animais da melhor forma. Além disso, um dos diferenciais é o plantão veterinário.

502

é o número de empresas abertas no primeiro semestre de 2021 em Venâncio Aires. Destas, 279 tiveram baixa, resultando em um saldo positivo de 223 negócios dos mais diferentes portes.

Leia mais:

Inscrições abertas para o concurso de redação ‘Tributação e Cidadania’



Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido